Comer & Beber, Programe-se
74 Restaurant e Signatures preparam jantares especiais
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 10 de julho de 2023
A semana guarda dois jantares especiais: um no Rio, e o outro em Búzios. Quem estiver pela Região dos Lagos pode curtir a visita do chef Bruno Katz (foto) à cozinha do 74 Restaurant, no Casas Brancas Boutique Hotel & Spa, nesta quinta-feira, 13. Já na sexta-feira, 14, o Signatures recebe um jantar harmonizado em oito etapas em comemoração à Queda da Bastilha.
LEIA TAMBÉM:
- Com ingressos à venda, Rio Gastronomia anuncia tirolesa entre as atrações
- Gastronomia sem Fronteiras leva sabores do mundo a São Conrado
No 74 Restaurant – um dos melhores restaurantes do estado, diga-se de passagem – o chef da casa, Gonzalo Vidal, recebe Bruno Katz (do Nosso, Chanchada e Katz-sū) para um jantar a quatro mãos com amouse bouche, entradas, principais, pré-sobremesa e sobremesa.
O cardápio começa com tartelete de matcha com babaganoush, iogurte e brotos; ostra com vinagrete de framboesas, sorvet de morangos e angostura; ovo mollet com tartare de ancho, polenta branca e castanhas do Pará; mini empanada de mexilhões e demi-glace. Em seguida, vêm as entradas, compostas de futomaki de peixes buzianos e siri mole com nabo e corações de pato com molho gochujang, nirá e cogumelos cardoncello. Entre os principais, lagosta com cavatellis, bisque e chouriço colorado; além das bochechas de porco com purê de batatas e katsuobushi. Para finalizar, sorvete de fruta buziana com sal maldon e cachaça envelhecida; além do ganache de chocolate 70%, crumble de cacau, sorvete de chocolate queimado e missô. O deleite gastronômico começa às 19h30 e custa R$ 446 (sem bebidas).
Já no Rio, o Signatures, restaurante-escola da Le Cordon Bleu, prepara um jantar na sexta-feira, 14, a partir das 19h, em homenagem à Queda da Bastilha, que marcou o início da Revolução Francesa, em 1789. O evento contará com a participação de chefs consagrados da gastronomia francesa: Roland Villard, Frederic Monnier, David Mansaud e Patrick Martin além dos head chefs da escola carioca Yann Kamps e Philippe Brye. Todos juntos farão um jantar em oito etapas com todos os pratos harmonizados com vinhos. A noite ainda conta com violino e coquetel de abertura com Champagne Veuve Cliquot. Valor do jantar: R$ 780 com harmonização
O head chef Yann Kamps será o responsável pelo Amuse Bouche, um creme de palmito, chips de presunto cru e ervas. Já a entrada fria, a cargo do chef Roland Villard, será o carpaccio de lagostim marinado com bisque de grapefruit, acompanhado de caviar mujol e chips de arroz. Em seguida, Frederic Monnier entrega a tourte de foie gras, barriga cozida, cogumelos de paris e telha de parmesão e cebola, será feita por representa a entrada quente.
O jantar ainda contará com dois pratos principais: o irresistível filé de namorado Dieppoise servido com texturas de couve-flor e brócolis, assinado por David Mansaud; e o macio duo de cordeiro com musselina de inhame com Martinoise com jus de trufas assinado pelo chef Patrick Martin.
Para a a pré-sobremesa, “blanc-manger” com frutas vermelhas elaborada pelo head chef Philippe Brye. E fechando esse grande encontro de chefs franceses com uma sobremesa especial, o infiniment chocolate: biscuit e mousse de chocolate com crumble de cacau e caramelo com flor de sal.