Arte & Cultura, Programe-se, Programe-se na Home

‘A Cor Púrpura’ retorna aos palcos para curta temporada

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 19 de janeiro de 2022

O aclamado musical A Cor Púrpura retorna aos palcos do Rio para uma curta temporada no Teatro Riachuelo, até 20 de fevereiro. Escrito há mais de 35 anos e vencedor dos Prêmios Pulitzer, Grammy e Tony, o espetáculo apresenta a trajetória e luta de Celie, interpretada por Letícia Soares, contra as adversidades impostas pela vida a uma mulher negra na zona rural do sul dos Estados Unidos na primeira metade do século XX. A versão brasileira foi escrita pelo saudoso Artur Xexéo e tem direção geral de Tadeu Aguiar.

A versão brasileira já faturou 75 prêmios, entre Cesgranrio, Shell e Bibi Ferreira. Com um elenco em sua maioria escolhido por meio de testes, o musical conta com 17 atores em cena, 90 figurinos, um palco giratório de seis metros de diâmetro e uma escada curva com sistema de traveling em volta do cenário. 

(Foto: Rafael Nogueira)

O espetáculo apresenta a trajetória e luta de Celie (Letícia Soares) contra as adversidades impostas pela vida a uma mulher negra, na Geórgia, no decorrer da primeira metade do século XX. Na adolescência, a personagem tem dois filhos de seu suposto pai (Jorge Maya), que a oferece a um fazendeiro local para criar seus herdeiros (entre eles, Harpho - Alan Rocha), lavar, passar e trabalhar sem remuneração. Ela é tirada à força do convívio de sua irmã caçula Nettie (Ester Freitas) e passa a morar com o marido Mister (Wladimir Pinheiro). Enquanto Celie resigna-se ao sofrimento, Sofia (Erika Affonso) e Shug (Flávia Santana) entram em cena, mostrando que há possibilidade de mudanças e novas perspectivas, esperança e até prazer.

A saga de Celie é permeada por questões sociais de extrema relevância até os dias atuais como a desigualdade, abuso de poder, racismo, machismo, sexismo e a violência contra a mulher. Completam o elenco: Analu Pimenta (Squeak); Suzana Santana (Jarene); Hannah Lima (Doris); Cláudia Noemi (Darlene); Caio Giovani (Grady Ensemble); Leandro Vieira (Chefe da Tribo Olinka Ensemble); Gabriel Vicente (Bobby Ensemble); Thór Junior (Pastor Ensemble); Renato Caetano (Soldado Ensemble); Nadjane Pierre (Solista da Igreja Ensemble).

A direção musical de A Cor Púrpura é de Tony Lucchesi.  São 32 números musicais e a orquestra é composta por 8 músicos que tocam piano-condutor, teclado, saxofone alto, clarinete, flauta, saxofone barítono, clarinete, clarinete baixo, saxofone tenor, trompete, fliscorne, violões, baixos, bateria e percussão.

A Cor Púrpura - O Musical
Temporada: de 20 janeiro a 20 de fevereiro de 2022
Quinta e sexta: 20h
Sábado: 16h | 20h30    
Domingo: 18h
Local: Teatro Riachuelo (Rua do Passeio,38/40 - Centro)
Classificação: 12 anos.
Duração: 180 minutos.
Vendas:www.sympla.com.br
Ingressos: entre R$ 25 e R$ 170.

veja também

by mg studio