Bem-Estar, Sustentabilidade
Agenda 2030: a cultura do consumo – qual é a sua?
Por Claudia Girotti | Publicado em 8 de outubro de 2020
AÀ primeira sensação, a expressão 'cultura do consumo' pode parecer associada ao mundo dos excessos, do acúmulo de coisas desnecessárias, ao materialismo puro.
Compramos onde se vende para consumir produtos e ou experiências que nos alegram a vida, além das necessidades básicas de manutenção da vida, lógico. Então, e por isso, que é importante não demonizar o consumo. Quando tudo é tudo, tudo tende ao nada. O nada do nada acontecer, do nada mudar já que tudo está perdido.
A cultura do consumo tem um significado mais profundo. O ato de consumo expressa a soma dos valores culturais que nos dão identidade de indivíduo, revela nossas preferências e a forma como desejamos viver, revela a nossa personalidade no mercado, conservadora ou progressista. O mercado é a soma, não parcela. Viver é consumir e produzir, produzir e consumir.
Cultura é como vivemos e como consumimos é a forma que interagimos, conscientes ou não, com a natureza. Formatamos e moldamos nossos relacionamentos e comportamentos de acordo com os valores e verdades que aprendemos. Daí nasce o termo ~padrão de consumo~, como o "NORMAL", o esperado, o certo. Por isso estamos tão obcecados pelo que será o "novo normal".
Minha reflexão é sobre não esperar que alguém lhe defina o novo normal. É sobre entender que, hoje, consumir pode ser um ato político muito mais interessante do que eternas discussões sobre o que é certo fazer e nada ser feito.
Consumo consciente é entender as consequências do seu consumo. E como se constrói essa consciência? Com informação. Com a curiosidade que constrói conhecimento em atitude real: forma de produção em âmbito profissional, e forma de consumo em âmbito pessoal.
Muitas informações, infodemia né? Fake news e termos que mais querem nos enganar do que nos ensinar. É isso, é isso a falta do novo normal. Agora é a época que temos o poder de decidir o que nos faz sentido. E como na real não existe frete e nem almoço grátis, a consciência se ganha quando se conquista.
Dicas para entender suas preferências:
- Onde você compra? Prefere comprar em grandes supermercados ou pequenos?
- Entende o valor do pequeno produtor?
- Quando compra observa que tipo de embalagem é usado?
- Consegue perceber que alguns benefícios de longo prazo são mais importantes do que curto prazo? Exemplo: comer menos e melhor pode ser mais interessante que comer muito e pior?
- Quando compra pensa na forma correta do descarte?
Não é sobre mudar o mundo em um dia, é sobre aprender todo dia.
Nossa Agenda é a Agenda Carioca pelos objetivos da Agenda Global 2030.