Bem-Estar, Destaque, Sustentabilidade

Agenda 2030: interdependência exige responsabilidade

Por Claudia Girotti | Publicado em 15 de outubro de 2020

Os cientistas estimam que oito milhões de toneladas métricas de plástico chegam aos oceanos todos os anos, segundo a "Administração Oceânica e Atmosférica Nacional". 

Fabricantes como Coca-Cola, Carlberg e Absolut estão movendo e unindo seus esforços para junto com a Paper Bottle Company (Paboco) reduzirem seus resíduos plásticos descartáveis, criando garrafas feitas de açúcares vegetais degradáveis ​​em vez de combustíveis fósseis.

Esse esforço para eliminar os "plásticos de uso único" é avanço e progresso de conquistas que começaram de forma mais tímida, como por exemplo a redução o uso de canudos plásticos em muitos países e empresas ao redor do mundo. 

Hoje, empresas e políticas industriais de países buscam ao máximo contribuir positivamente para iniciativas de sustentabilidade. Como o direcionamento da economia Donuts da Holanda e o plano da China de banir as sacolas plásticas em todas as suas principais cidades até o fim de 2020. Essas evidências nos mostram que a comunidade global está assumindo a responsabilidade pelo crescimento problema de resíduos ambientais e está usando inovação e engenhosidade humana para ajudar a garantir que tenhamos um planeta limpo e saudável por muitos séculos vindouros.

Toda e cada ação conta para acelerar o processo e o progresso de políticas públicas que respondam aos anseios do mercado que evolui aprendendo com as consequências das decisões sistêmicas equivocadas.  

O mundo hoje aprende que está tudo conectado e a ciência já identificou a teoria do caos, que explica o efeito borboleta – a interdependência sutil e sensível entre fenômenos da natureza.  "O bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo". 

Bater asas é sobre escolher melhor os produtos que compra, que consome e que fazem parte da sua rotina. Escolher conscientemente é uma forma de liberdade e ação. 

Vamos todos fazer nosso melhor, todo dia. 

Nossa Agenda é a Agenda Carioca pelos objetivos da Agenda Global 2030. 

Claudia Girotti

Claudia Girotti é movida pela curiosidade, apaixonada pelo novo e a favor do ritmo da ação sustentável. É diretora de Marketing e Comunicação na Núcleo-i e busca sempre imprimir um olhar inovador sobre a vida. Para entrar em contato, mande um oi para [email protected].

veja também

by mg studio