Sustentabilidade

Agenda 2030: Seu legado para os oceanos

Por Claudia Girotti | Publicado em 9 de junho de 2020

Dia 8 de junho foi Dia Mundial dos Oceanos.

Ano 2020 D.C.- Depois de Cristo.

Ano 1 D.C. - Depois de Covid-19.

É a forma para marcar as especulações sobre os comportamentos que ficarão com os aprendizados da pandemia.

Quais aspectos e questões que a sociedade civil global levará em conta para começar de fato uma revisão profunda do seu modo de viver e conviver? Novas perguntas que sejam capazes de reformular um novo código de ética que oriente os seres humanos a agirem pelo valor da humanidade em respeito e com respeito pelo meio ambiente.

Amamos o mar, amamos o Rio de Janeiro com sua paisagem que harmoniza maravilhosamente céus, mares e terras.

Este cenário, hoje é invadido pelo plástico, descartes do que sobra depois dos produtos que nós consumimos. "Conhecer é importante para conservar", nos chama a atenção Fernando Sousa, gerente de sustentabilidade do grupo Cataratas, numa live que participamos juntos para conversar sobre a importância e a urgência da Decáda da Restauração. Dessa forma, se queremos conservar a beleza da cidade que moramos e nos orgulhamos, devemos, como cariocas, protagonizar o compromisso de restaurar o equilíbrio da natureza que fazemos parte.

Portanto, passa a ser importante darmos atenção a fatos reais e tristes que nos ameaçam. Hoje já existem 5 ilhas de plástico a flutuar nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. A maior dessas ilhas é maior do que Alemanha, Portugal e Espanha juntos: são 1,6 milhão de quilômetros quadrados de plástico!

Segundo organizações como Greenpeace, um dado ainda mais alarmante é que este plástico flutuante representa apenas 15% do total do que está nos oceanos. 85% permanece em sua profundidade.

O submarino Trieste, que chegou ao ponto mais profundo da Terra, aproximadamente 11 mil metros, além de encontrar rochas fluorescentes e novos crustáceos, encontrou também muito saco plástico e embalagens de doce.

Resumo: temos que ter coragem para enfrentar os desafios e não negá-los.

A resiliência aos nossos novos valores revelados em discursos durante a pandemia se provará verdadeira na frente das gôndolas dos supermercados, agindo pela sua voz de consumo e escolha.

Escolher por produtos com rótulos bonitos e sedutores não é mais suficiente. É imperativo que aprendamos a escolher por produtos que sejam fruto de processos de produção consciente. Educação ambiental é ação pelo coletivo.

O oceano. Origem da Vida na Terra. Hora de unir forças e agir.

Repense o consumo de produtos de plástico descartáveis de uso imediato da sua empresa, da sua casa e da sua vida. Só podemos fazer a diferença se todos fizermos isso juntos.

Conheça mais sobre o trabalho de limpeza dos oceanos da @TheOceanCleanup.

Nossa Agenda é a Agenda Carioca pelos objetivos da Agenda Global 2030.

Foto: Flickr user Jedimentat44
Fotomontagem: @nucleoi

Claudia Girotti

Claudia Girotti é movida pela curiosidade, apaixonada pelo novo e a favor do ritmo da ação sustentável. É diretora de Marketing e Comunicação na Núcleo-i e busca sempre imprimir um olhar inovador sobre a vida. Para entrar em contato, mande um oi para [email protected].

veja também

by mg studio