Alto Astral, Destaque
Alto Astral, por Constança Basto (de 17 a 23/7)
Por Antonia Leite Barbosa | Publicado em 17 de julho de 2019
Ontem dia 16 de julho foi dia de Lua cheia e inauguramos a semana com um eclipse lunar parcial. Esse mês foi intenso, vivemos dois eclipses, um solar e agora um lunar. Os eclipses tendem a criar uma certa confusão interna, ficamos meio sem chão, perdidos, mexidos, vem a falta de clareza, sentimos a incerteza tomar conta de nós. Tudo bem, temos que ter calma, faz parte... Venho falando nas últimas semanas que esse é um tempo mais para sentir, intuir, silenciar, olhar para dentro, se escutar e se observar do que para tomar decisões drásticas ou definitivas, firmar compromissos sérios ou mudar de direção. Precisamos deixar a poeira baixar um pouco dentro e fora de nós e permitir que o tempo clareie para podermos enxergar a estrada e a direção que devemos tomar. Mudanças estão a caminho e o eixo que está sendo trabalhado em nós é o de Capricórnio-Câncer. Ou seja, essa temporada de eclipses veio colocar em pauta os assuntos, as decisões e as escolhas que tocam nossa família, nossos vínculos, nossa casa, o que realmente nos nutre e dá segurança de um lado e do outro nosso trabalho e objetivos, nosso lugar no mundo, nosso lado profissional e material, e nossa vontade de sair da concha, crescer e aparecer.
O período sugere transformações tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. O eclipse lunar de ontem com a Lua em Capricórnio veio nos cutucar para olharmos para a realidade dos fatos. Precisamos aprender a lidar com a realidade, não é fácil, mas necessário. Crescer dói e os limites da realidade do que é possível, por mais difícil que possa ser encará-los, é o único caminho verdadeiro. Vamos entender melhor o que realmente queremos? Vamos tomar com atitude as providências necessárias para andar pra frente agora? Esse eclipse da Lua em Capricórnio nos pede maturidade e envolvimento para decifrar, encarar e trabalhar a realidade e os limites dos nossos desejos para então podermos crescer em direção aos nossos sonhos com os pés bem firmes no chão, pavimentando nossa estrada de reais possibilidades. É de dentro pra fora que tudo isso acontece e é preciso sobretudo coragem!
Vênus fez oposição a Saturno ontem também e esse encontro tende a trazer revisões e uma certa dureza e peso para as relações afetivas. Sentimo-nos mais solitários e bem menos propensos a nos divertir. Aqui vemos com clareza o que precisa ser melhorado nas nossas relações, estamos bem mais críticos do que o normal. Os pontos fracos parecem que pesam mais. Podemos nos sentir pra baixo e cobrados e também cobrar dos nossos parceiros e pessoas queridas. Nas oposições normalmente somos forçados a encarar aspectos nossos que não gostamos de ver e ficamos mais na defensiva e nesse caso nossos relacionamentos nos forçarão a reavaliar essas posições. Isso sempre é positivo e uma boa oportunidade para ajustarmos o que não está funcionando. O cuidado é para não sermos duros demais e não exagerarmos na negatividade e crítica. Relacionamentos nem sempre são fáceis, mas certamente são um grande aprendizado e uma troca fundamental para nosso crescimento.
Na quinta feira dia 18, Vênus faz um belo trígono com Netuno e esse aspecto suaviza tudo. Perceberemos a vida com mais cor, estaremos mais propícios a sonhar acordados e claramente não será um dia muito produtivo, a não ser que usemos essa energia para criar. O romance estará no ar e vamos querer expressar o que sentimos, mas será fundamental cuidar dos nossos sentimentos e emoções, pois nem sempre o que vemos nesses dias reflete a realidade, devemos ser cautelosos com nossas fantasias e expectativas que podem não corresponder a realidade e podemos nos decepcionar.
Na sexta, dia 19, Mercúrio, que continua retrógrado, retorna a Câncer nos encharcando ainda mais de emoção. Ele permanece em Câncer até o dia 11 de agosto quando já em movimento direto, volta a Leão. Mercúrio é o planeta responsável pela mente, pensamentos, pelos nossos deslocamentos, trânsito e sobretudo pela comunicação e pelas trocas. A comunicação aqui é mais eficaz através dos climas e intenções que emanamos com as palavras, bem mais do que através das palavras propriamente ditas. Comunicamos mais pela troca de afeto, pelo envolvimento emocional, pelo olhar, pelo cuidado e pelas atitudes que tocam a alma. Ficamos muito mais sensíveis e nossas emoções colorem a forma como nos expressamos e como percebemos o nosso entorno nessa fase. Como Mercúrio segue em retrogradação até o dia 1º de agosto, teremos questões do passado, da família ou relacionadas com nossas emoções, eventuais mágoas e questões mal resolvidas para rever, repensar e ressignificar. Esse é um ótimo momento para retomar o contato e renovar a relação com nossa família e afetos queridos, ter as conversas que temos evitado e são importantes, esclarecer o que ficou mal-entendido, mas sempre usando todo carinho e cuidado possível nas palavras para o resultado ser construtivo e não destrutivo.
No domingo, dia 21, Vênus tem um encontro desafiador com Plutão no céu, esse aspecto pode trazer à tona situações críticas nos nossos relacionamentos, que estavam escondidas há tempos embaixo do tapete, nos incentivando a mergulhar fundo nessas questões e trabalhá-las, revisá-las e modificá-las se for possível. O fundamental agora é a sinceridade, a profundidade e a honestidade com as quais encaramos essas questões e sobretudo a maturidade para lidar com coisas que certamente não são fáceis, machucam e doem, mas precisam ser curadas para o bem e a sobrevivência das relações. Financeiramente é um período delicado, devemos estar muito atentos a nossos gastos e investimentos.
Ainda no domingo, o Sol e Mercúrio fazem uma conjunção, ambos em Câncer. Esse encontro ativa nossa mente e ficamos mais criativos e sensíveis também. A comunicação fica vibrante, as novas ideias chegam. A flexibilidade, a adaptabilidade e a versatilidade, todas características mercurianas, ficam exaltadas nesse período, anunciando oportunidades de maior conexão e um novo olhar para a vida. Como ambos estão no signo de Câncer queremos acolhimento em palavras mais gentis, captamos muitas mensagens nas entrelinhas, valorizamos os aprendizados do passado, nossa história, cultura, família durante esse período. A afetividade, a sensação de familiaridade e acolhimento nos movem e os pensamentos ganham profundidade.
Boa semana a todos!
Resumo da semana:
- 16.07 Lua cheia com eclipse lunar parcial em Capricórnio: Mudanças estão a caminho e o eixo que está sendo trabalhado em nós é o de Câncer-Capricórnio. Ou seja, essa temporada de eclipses veio colocar em pauta os assuntos, as decisões e as escolhas que tocam nossa família, nossos vínculos, nossa casa, o que realmente nos nutre e dá segurança de um lado e do outro nosso trabalho e objetivos, nosso lugar no mundo, nosso lado profissional e material e nossa vontade de sair da concha, crescer e aparecer.
- 16.07 Vênus oposição Saturno: esse encontro tende a trazer revisões e uma certa dureza e peso para as relações afetivas.
- 18.07 Vênus trígono Netuno: Perceberemos a vida com mais cor, estaremos mais propícios a sonhar acordados e claramente não será um dia muito produtivo, a não ser que usemos essa energia para criar.
- 19.07 Mercúrio retorna a Câncer: A comunicação aqui é mais eficaz através dos climas e intenções que emanamos com as palavras, bem mais do que através das palavras propriamente ditas. Comunicamos mais pela troca de afeto, pelo envolvimento emocional, pelo olhar, pelo cuidado e pelas atitudes que tocam a alma.
- 20.07 Vênus oposição Plutão: esse aspecto pode trazer à tona situações críticas nos nossos relacionamentos, que estavam escondidas há tempos embaixo do tapete, nos incentivando a mergulhar fundo nessas questões e trabalhá-las, revisá-las e modificá-las se for possível.
- 21.07 Sol conjunção Mercúrio em Câncer: Como ambos estão no signo de Câncer queremos acolhimento em palavras mais gentis, captamos muitas mensagens nas entrelinhas, valorizamos os aprendizados do passado, nossa história, cultura, família durante esse período. A afetividade, a sensação de familiaridade e acolhimento nos movem e os pensamentos ganham profundidade.