Alto Astral, por Constança Basto (de 25/11 a 1/12) - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

No Banner to display

Alto Astral, por Constança Basto (de 25/11 a 1/12)

Ontem, dia 24, Mercúrio fez um aspecto fluente com Netuno e a inspiração aparece forte para escrever, se comunicar e trocar. Boas ideias surgem. A imaginação está em alta e tudo flui melhor. A intuição está muito ativada e as fantasias também. Sonhamos acordados e nos sentimos muito mais sensíveis às atmosferas e pessoas a nossa volta. Podemos perceber o que muitas vezes passa despercebido, mas por outro lado fica mais difícil focar em tarefas práticas. Esse é um dia para confiarmos mais nas nossas intuições e sensações, do que no que vemos na nossa frente. O ideal aqui é usarmos esse tempo para escrever, escutar boa música, visitar galerias de arte e museus, meditar ou praticar qualquer atividade que nos inspire verdadeiramente.

Na sexta, dia 27, vemos outro encontro fluente de Mercúrio e desta vez com Plutão. Aqui o foco já aparece forte e esse será o momento ideal para concentrar-se em um determinado assunto ou projeto que precise de insights. Essa é uma energia de grande poder investigativo. Existe maior facilidade hoje para descobrirmos o que nos está oculto. Mantendo o pensamento positivo, a tendência é que as informações que procuramos, apareçam para nós. As conversas são profundas agora e é um bom momento para eliminar mal-entendidos anteriores, esclarecer e regenerar situações que ficaram mal resolvidas no passado. Os níveis de concentração estão altos e é um ótimo momento para estudar e se aprofundar em conhecimentos que necessitem maior dedicação. Bom momento para se aprofundar em análises e terapias de autoconhecimento e cura.

Ainda na sexta, Vênus, o planeta do amor, encontra Urano, o planeta da liberdade e fazem uma oposição, ou seja, um encontro turbulento. Essa combinação no céu traz intolerância, impaciência e vontade de liberdade. É um período de agitação. Fica mais complicado chegarmos a acordos, seja nas relações afetivas, seja nas relações profissionais. É importante levar em consideração que a ruptura não é a melhor atitude agora, pode ser a mais fácil, mas não é a melhor solução. O ideal é tentar modificar os padrões antigos que já não funcionam mais e reinventar as relações que permitirem essa reformulação. A melhor forma de usarmos este aspecto é dando liberdade e espaço ao outro e lidando com as diferenças ao invés de simplesmente romper. De qualquer forma a impaciência é enorme, o pavio está curto, então se esticar muito a corda pode arrebentar.

Sábado, dia 28, Netuno volta a andar pra frente. Durante sua jornada de retrogração vivemos de certa forma em uma espécie de nuvem que não nos deixava ver nem entender com clareza algumas questões. Agora com o planeta em movimento direto nossas missões mais profundas e espirituais ficam mais claras e acessíveis. Elas voltam a se manifestar para nós. Netuno em Peixes fala da perda de estruturas e solidez. A realidade como a conhecíamos vem se dissolvendo gradualmente nos últimos anos, sabemos o que estamos deixando para trás, mas não entendemos muito bem para onde estamos indo. Aqui a melhor tática é abandonar o controle e seguir os sinais que a vida vem nos mostrando. Quanto mais procurarmos controlar o que está acontecendo conosco, mais sentiremos nosso caminho bloqueado. Essa é uma jornada de aprendizado sobre fé, confiança na vida e na existência. É o momento em que temos que deixar a vida se manifestar no sentido mais amplo da palavra. Precisaremos superar as limitações da nossa mente para podermos nos conectar com os nossos sonhos, o que nos inspira, nos encoraja, nos faz crescer e possibilita encontrarmos a paz interior. A viagem agora é pra dentro de nós. Vamos confiar e deixar fluir!

Ainda no sábado, Mercúrio faz um aspecto fluente com Júpiter e com isso expande a percepção e nossa inteligência e raciocínio. Bom momento para ter as conversas difíceis que vínhamos adiando. Aqui a abrangência da mente aumenta, temos mais capacidade de compreensão e mais capacidade de nos expressar. Tudo flui melhor nessa área e o entendimento é melhor. Bom momento para estudar e começar novos cursos. Nossa visão está ampliada o que pode nos ajudar a compreender e resolver questões mais complicadas. Excelente momento para trocas de todos os tipos e terapias também. Tudo que possa nos ajudar a expandir nossos horizontes nesse período, será bem-vindo e trará satisfação.

Na segunda-feira, dia 30, a Lua chega a sua fase cheia e teremos um eclipse lunar penumbral e este é o grande evento da semana! Ele acontece no eixo Sagitário-Gemêos com o Sol em Sagitário e a Lua em Gêmeos.

No caso do eclipse lunar a lua fica oculta encobrindo por algum tempo nossas emoções e o nosso passado. A luz solar ou a luz da nossa razão fica evidenciada nesse evento, nos ajudando a olhar com clareza para questões antigas que nos aprisionam e nos ajudando a limpar e finalizar, de uma vez por todas, as situações e histórias que nos fazem mal.

Os eclipses tendem a criar uma certa confusão interna, ficamos meio sem chão, perdidos, mexidos, vem a falta de clareza, sentimos a incerteza tomar conta de nós. Tudo bem, temos que ter calma, faz parte. Este é um tempo mais para sentir, intuir, silenciar, olhar para dentro, se escutar e se observar do que para tomar decisões drásticas ou definitivas, firmar compromissos sérios ou mudar de direção. Não é momento de lançar nada, ou de buscar qualquer tipo de destaque. Precisamos deixar a poeira baixar um pouco dentro e fora de nós e permitir que o tempo clareie para podermos enxergar a estrada e a direção que devemos tomar. Mudanças estão a caminho e o eixo que trabalharemos nesse primeiro eclipse é o de Sagitário-Gêmeos. 

Como o Sol está em Sagitário e a Lua em Gêmeos, o conflito acontece entre as nossas metas e planos de expansão, vontade do Sol em Sagitário, e o dia a dia e as trocas e atividades mais simples do nosso cotidiano, ambiente da Lua em Gêmeos. Nem tudo que vale a pena está tão longe. Vamos ficar atentos às coisas que acontecem ao nosso redor, aos aprendizados do nosso dia a dia em nossas trocas e encontros, propiciados pela influência dessa Lua em Gêmeos, pois eles podem nos ajudar demais a alcançar nossos planos futuros.

O eclipse vai nos ajudar a entender o que queremos de verdade, buscar o nosso real caminho sem as eventuais barreiras que o emocional muitas vezes nos coloca. Os efeitos do eclipse duram 6 meses e devemos aproveitar essa oportunidade para trabalhar nossos medos e histórias limitantes usando a clareza da razão!

O eclipse vem colocar em pauta os assuntos, as decisões e as escolhas que têm relação com a comunicação, com o conhecimento, com as informações, com a verdade e a com justiça.

Queremos muito conhecer a verdade em Sagitário, mas Gêmeos nos fala de tantas verdades, tantos pontos de vista. Queremos justiça e nesse eixo precisamos usar as palavras e a comunicação para conseguir alcançá-la. Precisamos aprender a ouvir o outro se queremos realmente conhecer a verdade. Teremos que sair do lugar da certeza para nos abrir para as dúvidas. Precisaremos nos colocar no lugar de alunos para com curiosidade genuína tentar entender onde realmente está a verdade.

O período sugere transformações nos assuntos ligados a ética, a justiça, ao conhecimento e ciência.

Lembrando que os eclipses afetam nossos mapas diretamente quando temos planetas ou pontos próximos aos graus onde acontecem. Este acontece no grau 8 de Gêmeos, então afeta mais pessoas com planetas ou pontos do mapa próximos aos 8 graus dos signos de Sagitário, Gêmeos, Virgem e Peixes.

Ainda na segunda-feira dia 30, Mercúrio faz um aspecto favorável com Saturno e o pensamento fica mais estável. Esse evento estimula a comunicação clara e direta e pode nos ajudar a ter conversas mais maduras, corrigir falhas e aparar arestas. Vamos aproveitar o momento para esclarecer algo que não foi bem entendido antes e para colocar em dia assuntos e conversas importantes.

Boa semana a Todos!

Resumo da semana:

  • 24.11 Mercúrio trígono Netuno: Boas ideias surgem. A imaginação está em alta e tudo flui melhor. A intuição está muito ativada e as fantasias também. Sonhamos acordados e nos sentimos muito mais sensíveis às atmosferas e pessoas a nossa volta.
  • 27.11 Mercúrio sextil Plutão: Aqui o foco já aparece forte e esse será o momento ideal para concentrar-se em um determinado assunto ou projeto que precise de insights. Essa é uma energia de grande poder investigativo.
  • 27.11 Vênus oposição Urano: A melhor forma de usarmos este aspecto é dando liberdade e espaço ao outro e a nós mesmos e lidando com as diferenças ao invés de simplesmente romper. De qualquer forma a impaciência é enorme, o pavio está curto, então se esticar muito a corda pode arrebentar.
  • 28.11 Netuno volta ao movimento direto: É o momento em que temos que deixar a vida se manifestar no sentido mais amplo da palavra. Precisaremos superar as limitações da nossa mente para podermos nos conectar com os nossos sonhos, o que nos inspira, nos encoraja, nos faz crescer e possibilita encontrarmos a paz interior.
  • 28.11 Mercúrio sextil Júpiter: isso expande a percepção e nossa inteligência e raciocínio. Bom momento para ter as conversas difíceis que vínhamos adiando. Aqui a abrangência da mente aumenta, temos mais capacidade de compreensão e mais capacidade de nos expressar.
  • 30.11 Lua cheia acompanhada de um eclipse lunar penumbral em Gêmeos: Teremos que sair do lugar da certeza para nos abrir para as dúvidas. Precisaremos nos colocar no lugar de alunos para com curiosidade genuína tentar entender onde realmente está a verdade. O período sugere transformações nos assuntos ligados a ética, a justiça, ao conhecimento e ciência.
  • 30.11 Mercúrio sextil Saturno: Esse evento estimula a comunicação clara e direta e pode nos ajudar a ter conversas mais maduras, corrigir falhas e aparar arestas.

Constança Basto é astróloga e divide seu tempo entre livros, mapas, sinastrias, previsões e ama tirar dúvidas astrológicas. Quem quiser continuar o papo alto astral, entre em contato pelo e-mail [email protected], pelo Instagram @constancabasto ou envie um comentário para a coluna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *