Alto Astral, por Constança Basto (de 30/9 a 6/10) - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

No Banner to display

Alto Astral, por Constança Basto (de 30/9 a 6/10)

Ontem Saturno voltou ao seu movimento direto. Ele estava retrógrado desde 10 de maio. Tivemos todo esse tempo para reavaliar nossas estruturas internas e externas. Saturno é o senhor do tempo, dos nossos limites reais e das realizações possíveis. Durante esse período nos questionamos em tantas áreas da nossa vida. Como temos fundamentado nossos projetos, relacionamentos, emoções, nossa vida e planos futuros? Eles estão sobre bases sólidas? Tivemos um tempo para rever essas bases, sejam essas estruturas físicas ou emocionais, e pudemos mexer no que sentimos ser necessário para torná-las mais estáveis, duráveis e confiáveis. Saturno é duro, nos testa, quer comprovação e pede estrutura, responsabilidade e perseverança. Ele fala de amadurecimento, devemos ser responsáveis por nossas atitudes em relação ao outro, ao mundo e a nós mesmos. Nada de culpar os outros, as circunstâncias ou o mundo pelos nossos fracassos! Onde é que nós podemos fazer melhor? Saturno ajuda a concretizar sim, desde que exista disposição para fazer os esforços necessários com atenção, cautela e muito trabalho. Com Saturno colhemos o fruto do que plantamos, isso é certo. Portanto precisamos plantar com consciência. Durante esses quase 5 meses, foi tempo de parar e revisar atentamente, com olhar crítico e bastante discernimento o terreno sobre o qual estamos construindo. Foi necessário recuar em muitos momentos, sentimos que muitas coisas travaram, não evoluíram, e ficaram estagnadas, provavelmente precisavam ser aperfeiçoadas. Foi preciso nesse período refazer planos, reconstruir e fortalecer os nossos pilares que nos sustentam e aos nossos sonhos. Agora com Saturno direto é hora de avançar, tudo volta a fluir, ufa! Vamos resolver tudo que ficou pendente. O importante quando se trata de Saturno é que as coisas sejam feitas com responsabilidade e com senso de dever e organização bem desenvolvidos. Agora vai!

Marte está em Áries desde final de junho e permanecerá no signo até início de 2021 e ele fala de energia, impulsividade, vontade de autonomia, independência, fala de fogo, de guerra, de brigas explosivas, lutas, impaciência, tudo isso… Quando ele está forte seus conteúdos tendem a ter mais força de manifestação e por isso é uma época de muita atenção. É claro que precisamos nos afirmar e nos colocar, isso é assunto de Marte, mas precisamos ter muito cuidado para não perder a razão com precipitações ou impulsividade. Marte nesse trajeto de 6 meses em Áries encontra algumas vezes a turma que está reunida em Capricórnio: Saturno, Plutão e Júpiter. Os primeiros encontros aconteceram em agosto e esta semana ele se encontra Saturno novamente, para logo mais encontrar Plutão e em seguida Júpiter.

Ou seja, outubro, sem dúvida, promete ser um mês mais tenso e difícil.  Precisaremos ser mais atentos e cautelosos, pois o clima no ar estará pesado e sentiremos o elevado nível de pressão.

A quadratura entre Marte e Saturno que ficou exata mais uma vez ontem, no dia 29, terça-feira, mas que já temos sentido nas últimas semana, até pela proximidade dos planetas, provavelmente intensifica esse peso e pressão que está no ar. A questão aqui será a frustração. A imagem para esse aspecto é alguém com pé fundo no acelerador enquanto o freio de mão está puxado. Já pensaram? Teremos uma sensação imensa e vontade de avançar, mas não encontraremos os meios de forma fácil. Devemos ser cautelosos com a agressividade, pois podemos exagerar e explodir. Vamos refletir e pensar duas vezes antes de iniciar uma briga. Precisaremos lidar com atrasos e obstáculos nesse período, então vamos nos preparar para isso. Paciência e resistência são as chaves para lidar com esse trânsito e período.

Será necessária toda a paciência possível.

Saturno contém a energia de Marte e pode faltar motivação também. Precisaremos escolher o que realmente importa pra nós e focar a energia que tivermos nisso. Esta é a melhor estratégia.

No dia 1º quinta-feira, a Lua chega a sua fase cheia e estará em Áries. Na Lua cheia as emoções ficam a flor da pele, aumenta o nosso ânimo e ficamos mais extrovertidos e emotivos. Essa fase da lua fala da necessidade de equilibrarmos polaridades bem opostas e neste caso vamos sentir o cabo de força entre qualidades como independência, autonomia, competição, iniciativa e impulsividade, todas características bem arianas, versos ponderação, diplomacia, o olhar para o outro, a colaboração com o outro. Vai ser fundamental nos relacionamentos, aprender a olhar para a vontade do outro sem perder de foco o nosso próprio desejo. Aqui é essencial aprender a negociar, conciliar e ceder sem deixar de ser o que somos. O mês pede a conciliação e a busca de harmonia nas nossas relações sem perder de vista a expressão da nossa autonomia e respeitando sempre a individualidade e os desejos de cada um. Não vai ser fácil, mas se tivermos isso em mente, certamente seremos mais cautelosos.

Na sexta-feira dia 2, Vênus, a deusa do amor, chega ao signo de Virgem e aqui valorizaremos a praticidade nos relacionamentos, o ritmo do dia a dia, a convivência cotidiana e os fatos reais. Sentiremos prazer com os detalhes e os pequenos gestos rotineiros. Os contos de fadas e os romances de filme não são muito atraentes nesta fase, o que nos interessa é o que pode dar certo na vida real. Aqui as atitudes diárias falam mais que mil palavras ou promessas. Nas relações queremos confiabilidade e bom senso e expressamos nosso amor de forma realística sendo solícitos e através de atitudes práticas, ajudando e estando presentes, resolvendo os pepinos do outro e querendo ser útil. Isso gera satisfação emocional. A questão aqui é não exagerar nas críticas bobas e no excesso de reservas.

No domingo, dia 4, Plutão também volta ao movimento direto e suas funções se normalizam. Nós temos agora a oportunidade de fazermos as profundas mudanças e transformações que sentimos serem necessárias para nosso crescimento e para estruturarmos melhor nossas vidas. Esse é um bom momento para rompermos com os esquemas e estruturas internas e externas, que não estavam contribuindo para o nosso crescimento. Plutão em Capricórnio desde de 2008 vem nos ensinando como lidar com nosso poder pessoal, profissional, espiritual e mental para tirarmos o máximo proveito de nosso próprio crescimento e evolução. A disciplina e a firmeza para alcançarmos nossos objetivos se tornam cada vez mais presentes e nos levam a repensar muitas coisas. Fortalecer o nosso senso de responsabilidade é fundamental. Precisaremos desenvolvê-lo, fortalecê-lo e trabalhá-lo muito bem afim de podermos viver as mudanças que estão chegando. É necessário manter a calma e não nos deixarmos levar pelos impulsos, às vezes inconscientes, que podem nos afetar no nosso dia a dia e no desenvolvimento diário de nossas vidas nos levando a atitudes agressivas e impensadas que só podem nos prejudicar no nosso caminho. Este é um período em que temos a tarefa de nos ajustarmos às circunstâncias e eventos. Devemos entender que as transformações são fundamentais e muito necessárias. Devemos estar alertas com tudo o que está acontecendo a nossa volta e no nosso caminho. Temos que entender essa jornada como um processo de evolução, transformação e crescimento, onde devemos abrir os olhos da alma para ver e entender o que, com os olhos físicos, muitas vezes não compreendemos. Plutão fala da transformação, recuperação, regeneração e reestruturação da nossa realidade. Dá-nos a oportunidade de sair do buraco, curar e restabelecer, transformar de vez o que não tem mais lugar na nossa vida, e no mundo e para isso precisaremos deixar de lado os nosso medos para poder enfrentar as mudanças e não resistir a elas. A força deste planeta nos diz para deixar para trás tudo o que não é mais relevante, necessário e construtivo para nós. Quando se trata de Plutão não podemos resistir, devemos nos preparar para as novas possibilidades que se manifestarão em nosso caminho, nos entregar e confiar.

Boa semana a todos!

Resumo da semana:

  • 29.09 Saturno direto: Durante esses quase 5 meses, foi necessário recuar em muitos momentos, sentimos que muitas coisas travaram, não evoluíram, e ficaram estagnadas, provavelmente precisavam ser aperfeiçoadas. Foi preciso nesse período refazer planos, reconstruir e fortalecer os nossos pilares que nos sustentam e aos nossos sonhos. Agora com Saturno direto vamos resolver tudo que ficou pendente. O importante quando se trata de Saturno é que as coisas sejam feitas com responsabilidade e com senso de dever e organização bem desenvolvidos. Agora vai!
  • 29.09 Marte quadratura Saturno: Teremos uma sensação imensa e vontade de avançar, mas não encontraremos os meios de forma fácil. Devemos ser cautelosos com a agressividade, pois podemos exagerar e explodir. Vamos refletir e pensar duas vezes antes de iniciar uma briga. Paciência e resistência são as chaves para lidar com esse trânsito e período.
  • 01.10 Lua Cheia em Áries: O mês pede a conciliação e a busca de harmonia nas nossas relações sem perder de vista a expressão da nossa autonomia e respeitando sempre a individualidade e os desejos de cada um. Não vai ser fácil, mas se tivermos isso em mente, certamente seremos mais cautelosos.
  • 02.10 Vênus em Virgem: . Nas relações queremos confiabilidade e bom senso e expressamos nosso amor de forma realística sendo solícitos e através de atitudes práticas, ajudando e estando presentes, resolvendo os pepinos do outro e querendo ser útil. Isso gera satisfação emocional. A questão aqui é não exagerar nas críticas bobas e no excesso de reservas.
  • 04.10 Plutão direto: A força deste planeta nos diz para deixar para trás tudo o que não é mais relevante, necessário e construtivo para nós. Quando se trata de Plutão não podemos resistir, devemos nos preparar para as novas possibilidades que se manifestarão em nosso caminho, nos entregar e confiar.

Constança Basto é astróloga e divide seu tempo entre livros, mapas, sinastrias, previsões e ama tirar dúvidas astrológicas. Quem quiser continuar o papo alto astral, entre em contato pelo e-mail [email protected], pelo Instagram @constancabasto ou envie um comentário para a coluna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *