Arte em outubro: Marina Saleme no CCBB e 'Modernos Eternos' pela primeira vez no Rio - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Arte em outubro: Marina Saleme no CCBB e ‘Modernos Eternos’ pela primeira vez no Rio

O Centro Cultural Banco do Brasil inaugura nesta quarta-feira, 6, a exposição “Apartamento s”, da artista paulistana Marina Saleme. A mostra é composta por apenas uma grande instalação, montada na Sala B, no segundo andar do CCBB, ocupando do chão ao teto do espaço. A grande obra é formada por cerca de 1500 desenhos e pequenas pinturas inéditas feitas em técnicas mistas produzidas nos últimos três anos. Em todas, uma mesma figura em milhares de diferentes versões: uma mulher sentada, com as mãos nos ombros e a cabeça abaixada.

Apesar de a produção ter começado um ano antes da pandemia, a exposição trata de temas que se tornaram comuns no mundo pós-coronavírus,  como a espera, a solidão e a separação. O nome da exposição, “Apartamento s”, incorpora dois sentidos: o de moradia e o de estar apartado.

Uma fotografia em uma revista de arte chamou a atenção de Marina Saleme, que começou a desenhar incessantemente sua versão daquela figura. “Quando comecei a desenhar, pensava no social, no isolado, no sozinho. Mas, ao colocar um desenho ao lado do outro, a obra fez todo o sentido. Logo em seguida, veio a pandemia e o trabalho ganhou ainda mais força”, afirma a artista.

‘Modernos Eternos’ acontece pela primeira vez no Rio

Já tradicional em São Paulo e Belo Horizonte, Modernos Eternos traz manifestações artísticas diversas. Com base no Museu da Moda / Casa Zuzu Angel, na Usina, o evento tem ramificações em vários pontos da cidade.

A ação híbrida (presencial + virtual), que traduz a mostra, tem como tema o Ecletismo, conta com curadoria e direção geral de Sergio Zobaran, e apresenta espaços assinados na Zona Norte, Barra, Zona Sul e Centro.  “Trata-se de um convite à reflexão ampla e aberta sobre arquitetura, design, arte, moda e gastronomia”, explica. 

Além da sede na grande casa com seus azulejos portugueses à beira do Maciço da Tijuca, o evento estará presente no espaço na AD Studio do Shopping Leblon, na galeria Gozto no Beco do Boticário e em um quiosque na praia, bem como em cinco ateliês e galerias de arte da Lapa ao Posto 6, em Copacabana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *