Arte & Cultura, Destaque, Mostra, Programe-se
Festas populares de todo o país inspiram nova exposição do CRAB
Por Antonia Leite Barbosa | Publicado em 20 de junho de 2017
O clima de carnaval volta à Praça Tiradentes na noite desta terça-feira por um motivo especial: o Centro Sebrae de referência do Artesanato Brasileiro - ou CRAB para os mais íntimos - lança neste dia 20 a exposição Festa Brasileira - Fantasia feita à mão. Com expografia de Jair de Souza e curadoria de Raul Lody e Leonel Kaz, a mostra gratuita apresenta um panorama das grandes celebrações populares brasileiras - religiosas, rituais e, como chamam o nosso Carnaval, profanas. Tudo partindo de adereços, máscaras, vestimentas e instrumentos musicais produzidos por milhares de artesãos anônimos de todo o país. Entre bumbas e maracatus, a seleção ocupará nove ambientes do espaço e promete uma verdadeira aula sobre o nosso folclore. As peças reunidas pelos curadores em associações de artesãos, foram produzidas especialmente para celebrações populares como a Congada, em Minas Gerais, as Cavalhadas, no Centro-Oeste, as Folias de Reis fluminenses, os Reisados, em Alagoas, e até festejos rituais indígenas da região amazônica. “Por trás da exuberância visual das festas, de seus sons, ritmos e cores, estão as mãos do artesão”, observa a dupla, que enaltece o gesto amoroso de mãos que desejam preencher o mundo de beleza – em geral, mãos anônimas, devotadas e sonhadoras.
O acervo especial será organizado em temas interessantes. Nas duas salas foram reservadas às máscaras da fantasia, por exemplo, o público vai conhecer os personagens por trás das máscaras de diversas festas brasileiras, muitas ligadas a ritos. "As máscaras transformam as pessoas em deuses, animais ou seres fantásticos. Por elas se pode vivenciar o mito, o fantástico, o cômico. Máscaras modeladas com papel, bordadas sobre tecido, trançadas com fibras vegetais, sempre integrando sentimentos que unem o ideal da brincadeira com o sagrado”, destacam os curadores. Em outra, os instrumentos artesanais mostram a sua influencia na cultura brasileira, e no "capítulo" Barracão, os bastidores da Mangueira serão o destaque no filme inédito O Próximo Samba, de Marcelo Lavandoski.
Nos últimos, porém, o público entra na festa. A princípio, com a batucada, e por fim com selfies em um cenário escolhido na hora. Além dos registros, espaços totalmente interativos tornam a visita aida mais bacana. [embed]https://www.youtube.com/watch?v=WznRO6AaTzI&feature=youtu.be[/embed]