Beach Tennis: a febre da vez nas praias do Rio - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Antonia e joaquin beach tennis

Beach Tennis: a febre da vez nas praias do Rio

Quem passeia pela orla do Rio não tem dúvidas: o tênis de praia, ou beach tennis, é o esporte da vez. Democrático — ele é fácil de aprender e indicado para todas as idades — , a modalidade tomou quase todo o Brasil, mas no Rio ele fez a “a sua casa”. Afinal, de esportes na areia nós, cariocas, sempre entendemos bem. Não à toa, a Copa do Mundo de Beach Tennis 2021, a ITF Beach Tennis World Cup, vai acontecer em Copacabana entre os dias 4 a 10 de outubro. É a primeira vez que a principal competição anual por equipes da modalidade acontece no Brasil, e, entre os postos 1 e 2, será montado um complexo esportivo para receber atletas dos 16 países participantes. 

O beach tennis foi criado na Itália na década de 1980 e, apesar de ter chegado por aqui apenas em 2008, o Brasil já é a segunda maior potência do esporte . Por ser relativamente novo, as regras vêm mudando ao longo dos anos. Mas, no geral, é bem parecido com uma partida de tênis, dividida em sets e games.

VOCÊ TAMBÉM DEVE GOSTAR:
– Saiba onde praticar yoga ao ar livre no Rio

O que eu preciso para começar?

Joana Cortez, tenista que já foi a número 1 do Brasil, hoje é atleta de beach tennis e fundou a escola Metta BT (Foto: Divulgação)

Quem está começando, o ideal é buscar uma escolinha. E no Rio isso é tarefa fácil: elas estão em toda a orla, do Leme ao Pontal e em outros lugares. O beach tennis, que já vinha crescendo no Rio ao longo dos anos, viu na pandemia o seu boom. Afinal, além de um aumento da preocupação com a saúde, as pessoas têm buscado cada vez mais opções ao ar livre.

Com isso, muitas escolinhas estão com filas de espera ou criando novos horários. O professor de educação física Wellington Sousa, do CT Posto 10, há mais de uma década finca nas areias de Ipanema suas aulas de futevôlei e funcional. Com o crescimento do tênis de praia, quase todo o seu espaço está dedicado às redes do mais novo esporte. Recentemente, aumentou os horários para abrir mais turmas.

João Paulo Nunan, diretor de marketing da Associação de Beach Tennis do Estado do Rio de Janeiro (Abterj) ressalta que a procura por esportes ao ar livre fez o número de alunos crescer significativamente este ano. “Muitos dos nossos professores estão sem horários”, diz. A Arena Abterj, inclusive, é um espaço público de jogos, localizado em frente à Rua Bolivar, na Praia de Copacabana.

As próprias escolinhas, em geral, oferecem as raquetes (sem cordas, feitas de fibras de carbono, grafite ou kevlar), e bolas, que são uma bola de tênis despressurizada (estágio 2). Ou seja: o aluno só precisa usar roupas leves e muita disposição. 

Onde praticar beach tennis?

No Rio, basta passear pela orla e pegar o contato nas redes ou até bater um papo ali mesmo. A média de preços da hora/aula avulsa é de R$ 50, tendo descontos para planos mensais. Alguns lugares para praticar:

>> Dicas de produtos: nossas escolhas Granado

Produtos Granado aliados de atletas

Por aqui, a equipe da Agenda Carioca já entrou na onda, a começar pela Antonia Leite Barbosa que, há três meses, levou sua paixão das quadras também para a areia. E para acompanhar os voleios e smashes, adoramos a linha Pink da Granado. Entre os produtos preferidos, o gel protetor de calos e bolhas para proteger as mãos do atrito da raquete, além de uns mimos pós-prática, como o gel para pés e pernas cansadas e o creme para as mãos.

Gel protetor de calos e bolhas para proteger do atrito da raquete

Outros produtos indicados para quem pratica esportes, principalmente para dar aquele descanso nos pés no fim do dia, são o leite de imersão, a manteiga emoliente, os sachês escalda-pés e o talco cremoso antisséptico. Quem quiser juntar vários produtos em um, pode apostar no Spa Relaxante para Pés. Olha quanta dica de presente para aquele seu amigo fissurado em beach tennis aí! 

Um comentário

  1. Louise
    29 de setembro de 2021

    Adorei a matéria!! Eu amo tênis e quero muito aprender a jogar beach tenis… sobre a granado, uso tudo rss

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *