Arte & Cultura

Bienal do Livro Rio distribui 2,5 mil livros em estações do metrô

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 20 de maio de 2025

A Bienal do Livro Rio antecipou o clima do festival e surpreendeu os cariocas com a ação Embarque na Leitura. Nesta terça, 2,5 mil livros foram distribuídos gratuitamente nos trens do MetrôRio, em estações como Pavuna, Uruguai, Botafogo e Jardim Oceânico. Quem embarcou de olho no celular pode ter saído com uma nova história nas mãos.

A ideia é simples: levar literatura para a rotina das pessoas, transformar trajetos em viagens literárias e mostrar que o livro pode — e deve — estar por toda parte. A ação celebra também o título do Rio como Capital Mundial do Livro 2025, e esquenta os motores para a próxima edição da Bienal, que acontece de 13 a 22 de junho no Riocentro.

LEIA TAMBÉM:
- Bienal do Livro Rio 2025 divulga programação completa e anuncia novidades

Os exemplares foram disponibilizados por diversas editoras a pedido do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da GL events Exhibitions – organizadores da Bienal do Livro Rio. Os temas foram alinhados à programação diversificada do festival, que é voltado a todas as idades. Foram entregues obras com histórias de aventura, ficção, romance e clássicos literários para públicos infantil, juvenil e adulto.

“A leitura é uma poderosa ferramenta de transformação social e ações como essa reforçam nosso compromisso de aproximar o livro das pessoas, democratizando o acesso e valorizando a cultura”, afirma Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

Com um time de mais de 300 autores e o novo conceito de Book Park, a Bienal deste ano promete ser a maior de todas.

veja também

by mg studio