Comer & Beber, Destaque, Programe-se, Programe-se na Home

Dez endereços para tomar café especial no Rio

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 24 de maio de 2021

A segunda bebida mais consumida do mundo depois da água é a cara do Brasil. Não à toa, somos os maiores exportadores do planeta e sabemos, como poucos, preparar um bom café. Democrático, ele está em todas as esquinas e casas em versões cada vez mais variadas: do cafezinho da padaria aos espresos e chegando às versões artesanais e admiradas por hipsters e experts na complexidade de aromas – tem pra todo mundo! E, por isso, neste Dia Nacional do Café, reunimos 10 points cariocas para consumir o melhor dos grãos artesanais.

Kiva Café Lounge
Crédito: Vitor Faria

Kiva

Começamos com uma novidade do Rio Design Barra, que traz em seu nome uma aula de história. Kiva Han foi a primeira cafeteria do mundo, datada de 1475, em Constantinopla, atual Istambul. Já a versão contemporânea, na Barra, foca em cafés especiais servidos após diferentes formas de preparo, como o Chemex, método americano com tripla filtragem; ou filtrado no Hario V60, método japonês, que oferece um café limpo e equilibrado. O conceito lounge do espaço é um convite para ficar por ali o dia todo, podendo curtir desde o cafezinho da manhã até um drinque no happy hour. Aliás, um dos destaques da casa é um drink à base de licor de cacau, sorvete de creme e espresso. (Avenida das Américas, 7777 - Barra da Tijuca)

Fazenda Paradiso Café

Localizado em um sobrado do século XIX na Rua dos Inválidos, no Centro, recentemente ganhou seu próprio e-commerce com cafés especiais. A empresa familiar preza pela máxima farm to cup ou, em bom português, da lavoura à xícara. (R. dos Inválidos, 126 - Centro | site)

Curto Café

Ganhou fama no Centro pela qualidade e pelo esquema "pague o quanto vale". Costumava ser aquela parada certa após o almoço para os trabalhadores da área, mas hoje está atendendo apenas por delivery. (curtodelivery.com)

Dark Coffee

Crédito: Diana Cabral

Espaçosa opção no Centro, perto da Praça Mauá. Aposta nos grãos artesanais, mas também nos vários tipos de bebida tendo o café como base. (R. Beneditinos 22 - Centro)

Café ao Leu

Premiada cafeteria em Copacabana com grãos de pequenos produtores torrados e moídos no local. Também tem produtos próprios bem exclusivos, como o licor de café e o novo Drip Coffee, café instantâneo para levar para qualquer canto. Com hastes flexíveis, basta encaixá-lo numa xícara, adicionar água quente e pronto. (R. Alm. Gonçalves, 50/Loja L - Copacabana | site)

Mini Joe

Também em Copacabana, surgiu um pouco antes da pandemia e tem cafés especiais com aromas bem diferentes. O lugar é uma graça e o "anfitrião" da casa é um simpático elefante. Entre seus cafés especiais, o Sweet, com toques de caramelo, maçã, morango e nozes; e o DaHouse, naturalmente doce e com notas de pêssego e um leve gosto, ao final, de açúcar mascavo. (Av. Nossa Sra. de Copacabana, 300 - Copacabana| site)

Folie à deux

Antes da pandemia, funcionava em um acolhedor espaço no Cosme Velho. Após um período atendendo apenas por delivery, vão reabrir no fim do mês em novo endereço em Botafogo, na Casa Porcini. No dia 29 de maio haverá um brunch de inauguração, com reservas antecipadas. (R. Martins Ferreira, 40 - Botafogo)

Cafuné

Localizada no Città América, foca em grãos de pequenos produtores e faz a torrefação no local. Além do cheiro irresistível e dos cafés deliciosos, conquista os clientes pela ótima trilha sonora, que passeia do jazz ao samba e do indie rock à MPB. (Av. das Américas, 700/115K - Barra da Tijuca | site)

Okanossa

Não só tem uma oferta ampla de cafés especiais, como também é um cantinho cheio de comfort food vegana. Poderia estar no Soho, em Nova York; ou em Highland Park, em Los Angeles. Mas está no Leblon mesmo (para a nossa sorte). (R. Cupertino Durão, 79 / Loja C - Leblon)

Beco do Café

Outra opção no Cittá América. Traz cafés preparados em diferentes métodos, grãos do cerrado mineiro e da Serra do Caparaó e receitas autorais, como a Vietnã, inspirada em um café do país asiático chamado Cà phê sữa đá, que mistura café, gelo e leite condensado. (Av. das Américas, 700 - Barra da Tijuca)

LEIA TAMBÉM:

veja também

by mg studio