Comer & Beber, Destaque, Programe-se na Home
Restaurantes apostam em cardápio exclusivo para o Dia das Mães
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 8 de maio de 2018
Drinques de boas-vindas, taças de espumante, cardápio exclusivo para a data, tortas feitas à perfeição. Domingo, 13, é o dia para todas as mães serem mimadas à exaustão – e os restaurantes, de olho nas famílias que saem para comemorar fora, não ficam de fora dessa. E quem não gosta de uma exclusividade? Pensando nisso, muitos lugares prepararam mudanças no cardápio que só podem ser experimentadas durante essa semana ou até mesmo apenas no Dia das Mães. É o caso da nova casa do Leblon, Dona Desirée, que conta com uma lula grelhada na brasa, recheada com mix de cogumelos, nirá, cebola roxa e tomate cereja, acompanhada de purê de baroa e brócolis. O prato desenvolvido pelo chef Paulo Maneira será servido com uma taça de espumante de cortesia. Já a Porto Frescatto Barra, do chef Rodrigo Schweitzer, criou o polvo grelhado acompanhado raízes e brócolis salteados. Quem também fez um prato só pensando nelas foi o Inverso Gávea, no Jockey. A chef Valentina Zanini vai oferecer um bobó de camarão que serve duas pessoas. O local é perfeito para as mamães com crianças pequenas, já que nos fins de semana o Espaço Kids entretém as crianças com atividades educativas e brincadeiras ao ar livre. Seguindo a pegada de frutos do mar, o Terra Brasilis, na Urca, fará esta semana a estreia da moqueca mista, com ingredientes tipicamente nordestinos que traem um sabor de infância para o chef Gamarra. A receita original de sua mãe ganhou toques especiais para a data. O Alcaparra, no Flamengo, também está com exclusividades no cardápio. São eles o risoto de bacalhau com alho poró e a paleta de cordeiro com feijão manteiga e cuscuz marroquino.
O grupo 14zero3 - composto pelos restaurantes Oia, Pici, Luce e Brasserie Mimolette - vai oferecer, além do cardápio tradicional, um menu fechado na data, criado pelo chef Elia Schramm. Na Brasserie Mimolette, o prato principal será um namorado em escamas de batata “Paul Bocuse” com molho de champagne e aspargos . No Oia Cozinha Mediterrânea, o passeio pela Grécia é garantido com o prato que leva cavaquinha, tentáculos de polvo e peixe branco com fideuà na tinta de lula, molho aioli e limão siciliano. O Pici segue um paladar parecido com a cavaquinha, tentáculos de polvo, peixe branco e lulas grelhadas com azeite, alho e vinho branco. Para completar, legumes mediterrâneos e pangratatto de limão siciliano acompanham. Já o Luce Cucina e Carbone prepara como prato principal o ravioli de pera com molho de gorgonzola e nozes carameladas.
Seguindo a linha italiana, o novo restaurante ino., no pólo gastronômico de Botafogo, preparou uma receita sofisticada: cavaca cozida em baixa temperatura, nhoque nero de sépia com vongoli, alcachofras, emulsão de capim limão e prosecco. A criação de Marcelo Laskani fica disponível apenas neste fim de semana. As fãs de comida tailandesa podem apostar no Nam Thai, no Leblon, que criou um menu degustação para a data. O cardápio preparado pelo chef David Zisman começa com a salada de pato confit, com cenoura baby, tomates cereja e picles de cebolinha da casa, seguido do saboroso peixe no vapor temperado com folhas de limão kafir, molho de ostras e óleo de gergelim. A sobremesa chega em duas opções: creme brûlée de coco com gengibre ou tiramissu de frutas tropicais. Seguindo a pegada oriental, o tradicional Azumi preparou o Inari Zushi, um sushi em forma de trouxinha saído do caderno de receitas da matriarca Yumiko, mãe de Alissa Ohara, sócia da casa. No Yumê, o combinado especial nomeado de Haha no hi que significa Dia das Mães em japonês.