Comer & Beber, Destaque, Programe-se
Catete recebe Expo Ceviche de olho no sucesso do prato peruano no Rio
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 19 de julho de 2023
Há pouco tempo, o prato mais conhecido do Peru por aqui só era encontrado em restaurantes especializados. Mas com sua pegada refrescante e cheia de sabor, o ceviche conquistou os cariocas e hoje é figurinha fácil nos mais diferentes cardápios e feiras. E a “Expo Ceviche 2023” escolheu a cidade para a sua 10ª edição. O evento, considerado o maior da gastronomia e da cultura peruanas no Brasil, traz como tema deste ano as celebrações das Festas Pátrias comemoradas em julho no Peru, e acontece no Palácio do Catete (Museu da República) nos dias 22 e 23 de julho das 12h às 18h com entrada franca.
LEIA TAMBÉM:
- Marchezinho: na rota dos vinhos naturais e sabores com personalidade
Organizada pelo chef Oscar Vasquez-Solis, a Expo Ceviche contará com mais de 25 expositores, entre eles os principais restaurantes peruanos do Rio como Lima, Cantón, Pisqa, Panka, Ceviche RJ, Ceviche da Fabi, Sabor Peruano, docerias peruanas como La Dulceria, Barraca da Sussy e Barraca da Mary, além de barracas de artesanato local e brasileiro.
Entre as iguarias a serem degustadas, além do Ceviche, o público também poderá se apreciar pratos como Choros a la Chalaca (aperitivo com mexilhões), Causa Rellena (feita com batata, pimenta amarela picada, suco de limão, ovo cozido e pode ser feita com peixe ou frango), Arroz con Pollo (risoto de frango), Anticuchos (espetinhos de coração bovino), Tiraditos (peixe cru, cortado em forma de sashimi, e de aspecto semelhante ao crudo, e carpaccio, em molho picante), Lomo Saltado (Filé Mignon molho de cebola roxa, tomate, shoyu, vinagre salteado em alta temperatura -Wok), além de sobremesas como Tamales (feitos com farinha de milho), Suspiro Limeño, Alfajores, Picarones (rosquinhas peruanas) e as bebidas mais degustadas como o Pisco (aguardente de uvas), Pisco Sour (com pisco, limão, clara de ovo), Chilcanos (drink com Pisco e Gengibre), Chicha Morada (refresco feito com milho de cor roxa fervido com especiarias e frutas) e a cerveja peruana Cusqueña. Uma grande oportunidade para os gourmets se deliciarem com autênticas iguarias peruanas.
Nos últimos anos, o número de restaurantes peruanos no Rio aumentou muito. De 2018 para cá foram mais de 15 novas casas inauguradas na cidade, segundo dados do Consulado do Peru no Rio de Janeiro. Um forte motivo para o boom dos ceviches se deve ao fato do alto consumo de pescados pelo carioca, cerca de três vezes mais que o paulista, por exemplo. Fora que as receitas feitas à base de peixe cru marinado e suco de limão são servidas frias, combinando com as altas temperaturas.
O evento é patrocinado pelo Consulado Geral do Peru e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro e do Museu da República (Governo Federal).
A 10ª edição da Expo Ceviche também vai contar com uma programação cultural especial. O público que estiver no local poderá conhecer a cultura e o artesanato do Peru através de apresentações de artistas como os grupos Agrupação La Clave (Cumbia e Salsa), Música Afro Peruana, Raíces Norteñas (com apresentação de danças folclóricas pelos dançarinos Danza Marinera e Tondero) que se apresentam no sábado (22) e o DJ Gerardo animando o público nos intervalos. No domingo (23) é a vez das apresentações de dança típicas andinas e da cantora Celina, além de mais uma apresentação dos grupos Fina Estampa e La Clave. Destaque também para a exposição de arte andina pelo artista plástico Adrian Ilave. O evento também terá um espaço kids à disposição dos pais com um playground e atividades recreativas.