Bem-Estar
Como transformei hábitos em resultados reais: minha jornada com a Liti Saúde
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 13 de janeiro de 2025

Ano novo, hábitos novos. Ou a promessa de uma nova versão de você. Mais saudável, mais focada e renovada. Soa familiar? Quantas vezes você prometeu se comprometer com um projeto e esqueceu em poucos meses (em alguns casos, até semanas...)? Por isso, meus novos hábitos começaram há menos de três meses. E eu precisava! Como vocês podem ver aqui. Emagrecer e focar na melhora da saúde não deve ser um projeto curto, mas, sim, uma mudança longa e permanente. Foi aí que conheci a Liti Saúde e resolvi mergulhar nesse projeto na época mais difícil do ano: o último trimestre, repleto de festas e encontros. O resultado? 3,2 kg perdidos, sendo 2% de gordura, sem perder massa magra. Pode parecer pouco para quem quer um milagre na balança, mas vou te contar abaixo por que não. Afinal, não abri mão de nada!
- Conheça mais a Liti e veja o plano ideal para você

Isso mesmo. Continuei visitando restaurantes, comendo tudo o que queria e bebendo. Apenas estou aprendendo a fazer isso de maneira mais consciente. Quem não tem o "árduo trabalho" de comer fora três, quatro vezes por semana, sempre acompanhado de drinks e vinhos, com certeza verá resultados mais rápidos. Não é o meu caso, e eu não queria mesmo que fosse assim. Lembra da mudança constante e pra sempre? Devagar e sempre é meu lema. Afinal, eu não engordei os 10 kg extras em três meses, então, para mim, não faz sentido emagrecer todos nesse tempo. Mas, se faz para você, vai fundo!
E é isso que achei legal na Liti: cada plano é individualizado para a realidade e expectativa de cada pessoa. Você tem uma equipe multidisciplinar à sua disposição, com uma endocrinologista, uma nutricionista e uma terapeuta comportamental. E à disposição mesmo! Sou eu e elas em um grupo de WhatsApp em que posso tirar todas as dúvidas e receber suporte sempre que precisar. E isso faz toda a diferença!
As consultas são todas on-line. A minha primeira foi com a endocrinologista, quando conversamos por aproximadamente 1 hora para ela conhecer meu histórico, minhas expectativas e minha rotina. Ao fim da consulta, vieram os pedidos de exames e, posteriormente, as receitas recomendadas. Entre elas, uma fórmula personalizada para aliviar os sintomas da menopausa (e está aí outra época danada pra gente ganhar peso. Mulher sofre!).

Dois dias depois veio minha consulta com a nutricionista. Ela ouviu atentamente a minha rotina e não me privou de nada da porta para fora. Mas fez um plano alimentar que se encaixou na minha rotina dentro de casa. Saem os enlatados e processados, entra comida de verdade. O básico sendo feito, mas com receitas e combinações que me deram prazer. Da porta para fora? Não me privei de nada. Algumas dicas que funcionaram para mim e podem funcionar para você: antes de ir a um jantar em um restaurante, agora eu faço em casa um lanche saudável. Assim, não chego mais com muita fome aos lugares. Faço escolhas mais assertivas e não exagero. Sabe aquele pãozinho do couvert? É realmente necessário? Outra diferença: não me privo, mas presto mais atenção às quantidades.
Por fim, veio a consulta com a terapeuta comportamental, responsável por pensar estratégias para evitar cair em tentação. Entre as dicas, ela sugeriu prestar atenção em três pontos antes de se esbaldar com aquele hambúrguer com batata frita ou com aquele sundae repleto de cobertura: a frequência, o motivo e se realmente vale a pena. Quando a gente para e observa esses pontos, acaba recusando muitas tentações que, em outros tempos, aceitaríamos.
E tudo isso com o suporte de um aplicativo completo, que guarda todo o seu histórico e traz e-books com receitas, lista de compras com dicas de marcas mais saudáveis, plano alimentar e outras informações.
Vale ressaltar que, nesses 76 dias (ou seja, menos de três meses), passei por dezembro sem engordar. E não me lembro há quantos anos isso não acontecia! E posso afirmar que aproveitei diversos encontros com amigos e sem nem pensar em contar calorias no Natal e no Réveillon!
Quer saber mais? Clique aqui e aproveite para fazer o teste no link e descobrir o plano ideal para você!