Arte & Cultura

Conheça o trabalho de Barbara Herrmann, que expõe na mostra ‘Morar Mais’

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 23 de outubro de 2023

As dores e belezas do mundo feminino são inspiração para as obras da artista plástica e designer Barbara Herrmann, que expõe na mostra de decoração "Morar Mais" com 13 peças na Galeria Ciclos. A curadoria de Izaura Gama selecionou um conjunto que fizesse sentido com essa pesquisa. No centro, a obra "Começo", toda branca, reflete a natureza fértil do feminino: ser a soma de todas as cores, como explica Barbara. "Florescendo em volta dela, novas obras ganham forma, expelindo sentimentos e colorindo o entorno", diz.

LEIA TAMBÉM:
- Casarão histórico abriga a 20ª edição do ‘Morar Mais'

Filha do designer de joias Antonio Bernardo e diretora executiva da joalheria de mesmo nome, Barbara sempre teve estímulos para mergulhar no mundo da arte, e sua paixão começou ainda criança. No colégio, explorou a pintura, a cerâmica e a fotografia. Formada em Desenho Industrial, buscou se aprofundar nos estudos na Escola de Artes Visuais no Parque Laje (EAV), onde começou a desenvolver uma poética própria. Fez cursos com Bernardo Magina e com André Sheik (curador da EAV) e participou de duas mostras abertas ao público no Parque Lage, em 2022 e em 2023.

Agora, além de ter suas obras expostas pela primeira vez fora da EAV, Barbara divide suas pesquisas artísticas e seu processo criativo no perfil do Instagram @artebarbara_, além de seguir na Antonio Bernardo. "Acho que um trabalho complementa o outro. Da joia, trago a delicadeza do material, a escala. E da arte, a liberdade. Os dois são trabalhos de criação, mas a arte me permite criar independente da forma ou meio. Essa experiência de liberdade pode ser muito importante para empresa".

Seus trabalhos são feitos de papel vegetal, que Barbara Hermann pinta com pastel a óleo e solvente. Cada folha possui uma cor única, com sobreposições que acumulam camadas pictóricas. As variações cromáticas aparecem a partir dos volumes que surgem de rasgar, colar e levantar do plano. A paleta de cores, que nos leva à contemplação e relaxamento, traz memórias de seus afetos: o mar, a infância, o fogo, o feminino.

veja também

by mg studio