Arte & Cultura, Fim de semana, Programe-se
Dalal Achcar apresenta duas coreografias inéditas neste fim de semana
Por Agenda Carioca | Publicado em 22 de junho de 2023
Com mais de 50 anos de existência, uma das mais importantes companhias de ballet do país, a Cia de Ballet Dalal Achcar, apresenta neste fim de semana duas novas coreografias, que trazem à tona a amizade, o amor, os encontros e desencontros. Com estreia nesta sexta, dia 23, ocupam o palco do Teatro Richuelo os inéditos “Sem Você”, do coreógrafo e maitre de ballet Éric Frédéric; e "Macabéa", inspirado na obra “A hora da estrela”, de Clarice Lispector, criação da primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal, Márcia Jaqueline, que estreia como coreógrafa.
LEIA TAMBÉM:
- Do Leblon ao Santo Cristo: confira as festas juninas deste fim de semana
Apresentados pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção da Aventura, os espetáculos acontecem nesta sexta, sábado e domingo, dias 23, 24 e 25, e contam com cerca de 20 bailarinos que vão encantar o público através da leveza, técnica e expressão corporal.
"Sem Você" apresenta a técnica do ballet clássico, mas sem deixar de lado a contemporaneidade. As bailarinas usam a sapatilha de ponta e fazem passos da dança contemporânea, que também trazem sentimento para os movimentos. O coreógrafo belga Éric Frédéric ressalta que a intenção com o espetáculo é a de mostrar as muitas maneiras de se amar e os diferentes amores na vida. “Este ballet fala muito do amor, de todos os tipos: amor por alguém com quem você divide a vida, amor pelos amigos, amor em viver, amor pelo que já se foi, amor nos encontros e desencontros e de todas as cores, sem preconceito. Se você não ama, não vive.
Já “Macabéa" é uma obra totalmente brasileira, que se inspira em Clarice Lispector e tem música de Villa-Lobos. A ideia é apresentá-la no Rio e em outras cidades do Brasil. Márcia Jaqueline, que atua como coreógrafa em um espetáculo da Cia de Ballet Dalal Achcar pela primeira vez, preferiu contar uma história que já existia nos livros, mas nunca tinha sido traduzida para o ballet. Ao ler a obra de Clarice Lispector, começou a imaginar os passos de dança para caracterizar cada personagem. E na seleção de músicas para o repertório, encontrou identificação imediata com as músicas de Heitor Villa-Lobos. “Queria representar nossa gente e dar destaque à empatia, ao olhar para o próximo. Macabéa é uma nordestina que passa por situações de indiferença na vida”, explica a estreante coreógrafa.
SERVIÇO:
Espetáculos inéditos da Cia de Ballet Dalal Achcar: MACABÉA e SEM VOCÊ
Duração: 75 minutos (com intervalo)
Dia 23 e 24 de junho, sexta e sábado, às 20h
Dia 25 de junho, domingo às 17h
Local: Teatro Riachuelo Rio - Rua do Passeio, 38/40 – Centro - RJ
Ingressos a partir de R$ 36 (inteira) e R$ 18 (meia)