Arte & Cultura, Destaque

Dez filmes imperdíveis no Festival de Cinema do Rio

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 1 de outubro de 2024

Começa nesta quinta-feira, 3, o Festival de Cinema do Rio. Até o dia 13 de outubro, os amantes da sétima arte poderão conferir os principais títulos da produção audiovisual brasileira e também internacional. São mais de 150 títulos que passarão por diversos cinemas da cidade. Entre os destaques, estão filmes premiados nos mais importantes festivais internacionais, como "O Quarto ao Lado", de Almodóvar, que faturou o Leão de Ouro em Veneza. Entre as produções nacionais, estão "Janis", documentário de Ricky Ferreira que explora a visita de Janis Joplin ao carnaval carioca de 1970; e o "Os Enforcados", longa de Fernando Coimbra com Leandra Leal e Irandhir Santos.

LEIA TAMBÉM:
- Teatro: confira as principais estreias de outubro

Confira a seguir, em ordem alfabética, alguns filmes imperdíveis do Festival do Rio:

"Apocalipse dos trópicos"

Novo documentário da indicada ao Oscar Petra Costa ("Democracia em Vertigem") que investiga a crescente influência de líderes evangélicos na política brasileira. Saiba mais.

"As Aventuras de uma Francesa"

De Hong Sang-soo. Vencedor do Grande Prêmio do Júri em Berlim. Uma francesa que costumava tocar flauta em um parque supera suas dificuldades financeiras ensinando francês a duas mulheres na Coreia do Sul. Com Isabelle Huppert e Cho Yunhee. Saiba mais.

"Conclave"

De Edward Berger. Com Ralph Fiennes, o filme é um forte nome na corrida pelo Oscar. Thriller psicológico sobre a sucessão do Papa. Será o filme da Gala de Encerramento Internacional do Festival do Rio. Saiba mais.

"Emilia Pérez"

De Jacques Audiard, a produção francesa é um dos favoritos ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira no Oscar. Vencedor do Prêmio do Júri e de Melhor Atriz para Adriana Paz, Karla Sofía Gascón, Selena Gomez e Zoe Saldaña em Cannes. Saiba mais.

"Os Enforcados"

Dirigido por Fernando Coimbra, com Leandra Leal e Irandhir Santos. Um casal endividado arma um plano para se dar bem e embarca em uma espiral de violência que assola o Rio. Saiba mais.

"O Aprendiz"

O filme do iraniano Ali Abbasi (do premiado "Holy Spider") conta a ascensão do jovem Donald Trump nos anos 1970 e 1980. Com Sebastian Stan ("O Soldado Invernal") no papel principal. Além de fazer alusão ao programa de sucesso apresentado por Donald Trump de 2004 a 2015, o título O Aprendiz faz referência à mentoria que Trump recebeu, em seu início da carreira, de uma figura polêmica na Nova York: o advogado Roy Cohn, interpretado por Jeremy Strong ("Succession"). Saiba mais.

"Janis, amores de Carnaval"

Documentário de Ricky Ferreira sobre a visita de Janis Joplin ao Carnaval carioca de 1970. Em sua passagem meteórica, a cantora foi expulsa do Copacabana Palace, bebeu muito, fez topless e conheceu o amor de sua vida. Ou seja: um típico carnaval no Rio. Saiba mais.

"Maníaco do Parque"

De Maurício Eça. Com Silvero Pereira no papel do serial killer, será o filme de encerramento do 26º Festival do Rio. Os detalhes da sua psicopatia são revelados por Elena, uma repórter iniciante que enxerga na investigação dos crimes cometidos pelo maníaco a grande chance de sua carreira. Na década de 1990, o motoboy Francisco foi condenado por atacar 23 mulheres, assassinar dez e esconder seus corpos no Parque do Estado, em São Paulo. Saiba mais.

"O quarto ao lado"

Primeiro filme de Pedro Almodóvar em língua inglesa, vencedor do Leão de Ouro em Veneza e grande aposta para o Oscar 2025. Ingrid e Martha eram muito amigas na juventude, quando trabalharam juntas na mesma revista. Após anos sem contato, elas se reencontram numa situação extrema, mas estranhamente doce. Com Tilda Swinton, Julianne Moore e John Turturro. Saiba mais.

“A verdadeira dor”

Estreia na direção de Jesse Eisenberg ("A rede social"), que também atua ao lado de Kieran Culkin ("Succession"). Os primos incompatíveis David e Benji se reúnem para um passeio pela Polônia em homenagem à amada avó. No entanto, a aventura toma rumos inesperados conforme as antigas tensões dos dois ganham força durante a investigação da história familiar. Vencedor de Melhor Roteiro em Sundance. Saiba mais.

veja também

by mg studio