Dos shoppings ao Bairro Peixoto: o Rio respira arte em toda parte para colorir o inverno - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

No Banner to display

Créditos: SWEAT Productions

Dos shoppings ao Bairro Peixoto: o Rio respira arte em toda parte para colorir o inverno

Poste pintado no Bairro Peixoto (Crédito: SWEAT Productions)

O Bairro Peixoto está ainda mais arborizado com o surgimento de uma “floresta de postes”. Eles foram pintados por um coletivo de artistas para o projeto global Converse City Forests, que usa uma tinta ecológica para limpar o ar em grandes cidades ao redor do mundo. É isso mesmo: a chamada tinta fotocatalítica purifica o ar e absorve o CO2, durante o processo de secagem e ao longo da vida útil.

Com isso, o projeto une arte urbana, sustentabilidade e tecnologia como forma de protesto, pintando murais ecológicos, com o objetivo de alertar a população sobre a crise ambiental no Rio de Janeiro. E, agora, em vez de muros, a “floresta” é formada por 47 postes ressignificados em Copacabana.

O projeto tem curadoria de André Kajaman e Ademar Lucas, fundador da Ademáfia, coletivo que valoriza a cultura do skate e da arte de rua. A dupla convidou nove artistas: Guilherme Memi, Lídia Viber, Ju Angelino, Lolly, Rodrigo Sini, OMEP, Fredy Nascimento, Priscila Rooxo e Mario Band’s. E o resultado dá ainda mais cor ao bucólico cantinho do bairro de Copacabana, que acaba de completar 129 anos.

Shopping vira galeria de arte

O Shopping Leblon também virou uma grande galeria com a chegada da mostra Intervenções das Artes. Com curadoria da ArtRio, estão expostas obras dos artistas Luiz Philippe, Marcus Duarte, Alexandre Vogler, Marcelo Jácome e Franklin Cassaro.

A ocupação artística fica em cartaz no shopping oficial da ArtRio, até setembro, quando acontece, entre os dias 8 e 12, a 11ª edição da feira de arte, na Marina da Glória.

Mostra Intervenções das Artes no Shopping Leblon
Nave, de Alexandre Vogler, está nas Intervenções das Artes no Shopping Leblon (Divulgação)

Gentileza gera Grafite

Exposição valoriza o grafite

O grafite também foi escolhido pelo Projeto Gentileza – O Rio do Amanhã. Vinte artistas plásticos grafiteiros criaram telas tendo como referência as pilastras pintadas pelo Profeta Gentileza, no Viaduto do Gasômetro.

Sob a coordenação e curadoria dos artistas visuais Bruno Big e Carlos Bobi, as telas estão em exposição na loja conceito da UIA 2021 Rio Expo, evento integrado ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos, no CasaShopping, na Barra da Tijuca.

LEIA TAMBÉM:

Destaque de obra na Barra

Os artistas do projeto também serão responsáveis por oficinas de prática de pintura com spray e workshops sobre o movimento do grafite para crianças e adolescentes de cinco comunidades do Rio: Ilha do Governador, Pavão/Pavãozinho, Cordovil, Lapa e Vidigal.

A sustentabilidade e a responsabilidade ambiental também estão presentes na iniciativa, que conta com a parceria da Mangue & Tal, idealizada pela educadora ambiental Belle Provenzano. Assim, todas as latas de spray e tinta utilizadas terão um descarte correto e os participantes das oficinas também passarão por um processo de sensibilização e educação ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *