Arte & Cultura, Destaque

Em fase azul, Mary Dutra inaugura nova exposição

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 20 de julho de 2022

Para onde nos atrai o azul? A frase de Guimarães Rosa em seu último livro em vida, "Tutameia", permeia a trajetória da artista plástica Mary Dutra, que revisita o tempo em nova exposição, criando elos com o mar. "O mar foi uma extensão do meu estúdio nos últimos 5 anos. Ele é onda que só vai, padrão que nunca repete e cor instável. É tempo lento e revolto. Em tudo ao meu redor, estava o mar. Como não tê-lo de forma tão presente nas minhas obras? O azul tornou-se pigmento forte e ativo e nada faria mais sentido do que inaugurar esta exposição dentro do Museu Naval", explica.

A exposição, em cartaz no Museu Naval, traz pinturas, fotografias, painéis, objetos e videoarte que remontam parte da história da artista a partir do abstrato, resgatam suas origens de família e reconectam escrita e cultura brasileira através de seu passado. Entre as recordações, inspirações nas poesias de seu bisavô C. Paula Barros, através de seu livro de 1928, sobre a Amazônia. A partir dos versos desta obra, Mary Dutra recriou novas poesias, escritas em caligrafia em grandes painéis que fazem parte da mostra.

Para contar aos visitantes um pouco mais da história e do processo criativo por trás das suas obras, a artista fará uma visita guiada pelo espaço, no dia 30 de julho, às 15h. A mostra, que tem curadoria da Tartaglia Arte de Roma, fica em cartaz até 14 de agosto com entrada gratuita.

“Do Mar ao Tempo – A Coletânea do Azul” por Mary Dutra
Museu Naval (Rua Dom Manuel 15, Praça XV - Centro)
Até 14/08/22, de terça a domingo, das 13h às 17h
Entrada gratuita

veja também

by mg studio