Arte & Cultura, Destaque

Estreia no Leblon ‘Cazuza Exagerado’, a maior mostra já feita sobre o artista

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 20 de maio de 2025

O Rio vai receber, a partir do dia 12 de junho, a maior exposição já realizada sobre a vida e obra de Cazuza. Com estreia nacional marcada para o terraço do Shopping Leblon, a mostra "Cazuza Exagerado" ocupará um espaço de mais de 1.500 metros quadrados com uma experiência imersiva e sensorial, em homenagem a um dos maiores ícones da música brasileira. A exposição celebra os 40 anos do disco "Exagerado", que marcou o início da carreira solo do cantor após sua saída do Barão Vermelho.

LEIA TAMBÉM:
- Blue Note Rio recebe grandes nomes da música nacional e internacional em maio

Com curadoria assinada pelo poeta e pesquisador Ramon Nunes Mello, e direção artística do Caselúdico, o projeto apresenta ao público um vasto acervo pessoal guardado por Lucinha Araújo, mãe do artista e presidente da Sociedade Viva Cazuza. São roupas, cartas, objetos, manuscritos, fotos, vídeos e documentos que reconstroem, de maneira quase cronológica, a trajetória artística e pessoal de Cazuza — da infância no Leblon aos últimos anos de vida.

Dividida em nove salas temáticas, a exposição propõe um mergulho emocional e tecnológico no universo de Cazuza. Cada ambiente explora uma fase de sua vida, passando pela formação artística, os anos à frente do Barão Vermelho, a explosão da carreira solo, a relação intensa com a mídia e os momentos finais de palco. Os espaços combinam ambientações cenográficas, experiências interativas com uso de inteligência artificial, projeções em vídeo, trilhas sonoras e recriações afetivas, como o camarim de seu último show no Canecão e o salão da pizzaria Guanabara, onde o público poderá “conversar” com personagens reais da vida do artista, como Frejat, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Bebel Gilberto e Sandra de Sá.

A música de Cazuza estará presente em todos os espaços, com canções, videoclipes, trechos de entrevistas e performances históricas. Documentos como o álbum de bebê do artista, sua caderneta escolar, um diário manuscrito e letras datilografadas pelo próprio cantor também estarão disponíveis, muitos deles digitalizados ou replicados para interação do público. A exposição contará ainda com uma loja oficial com produtos inspirados na obra do artista, incluindo camisetas, pins, vinis e objetos decorativos.

A venda para o público em geral será aberta no dia 26 de maio, pelo site oficial. Os preços variam entre R$ 40 e R$ 120, com opções de meia-entrada, ingresso flex e ingresso social disponível apenas na bilheteria.

veja também

by mg studio