Festival e eventos celebram Dia Mundial da Dança no Rio - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Sesc EntreDança A bailarina Celly IDD participa das Noites do Passinho no Sesc EntreDança (Foto: Divulgação)

Festival e eventos celebram Dia Mundial da Dança no Rio

O Dia Mundial da Dança é comemorado nesta sexta-feira, 29 de abril, com muita arte e cultura no Rio. Após três anos de hiato durante o período inicial da pandemia de covid-19, o Sesc-RJ retoma o EntreDança, um dos maiores eventos do gênero no país. Nesta quinta edição, o festival reúne 14 grupos com protagonismo negro, do Rio e de mais 5 estados (Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo). As apresentações rolam até 16 de maio na capital e em mais quatro cidades do estado – Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paraty e Petrópolis. 

A abertura oficial acontece às 19h, no Sesc Copacabana, com um grande encontro de todos os artistas da programação, seguido da performance musical do artista Carlos Negreiros, da Orquestra Afro-Brasileira, que apresenta canções autorais da histórica companhia de dança afro carioca Olorum Baba Min, da qual foi diretor musical. A entrada é franca.

Apresentações gratuitas e a preços populares

Além de espetáculos diversos, desde representantes de confrarias religiosas centenárias de matriz banto no país a noites do passinho, o festival conta com outras atividades, como exibição de filmes e palestras, gratuitos e pagos a preços populares: de R$ 5 a R$ 30. Confira a programação completa no site www.sescentredanca.com.br.

Na Zona Oeste, o West Shopping preparou uma mostra gratuita, em parceria com o Coletivo RUA e apoio do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Ao todo, serão 20 apresentações de grupos de dança, dos mais variados ritmos. A partir das 18h, em dois pontos: na Praça de Alimentação e Praça de Eventos. 

Lambada e dança afro-indígena nos museus

MAM Rio oferece oficina de lambada neste sábado (30)

No sábado (30), dois museus cariocas prepararam oficinas especiais. No MAM Rio, das 10h às 12h, rola a experiência “Sim, nós temos lambada”, sob o comando de Irla Carina. São 20 vagas, por ordem de chegada. E quem visitar o Museu do Pontal poderá participar de uma oficina de dança afro-indígena, às 16h, com Talyene Melônio, dançarina do boi da Floresta de Mestre Apolônio, no Maranhão. O evento encerra a programação de abril, que celebrou a força e a beleza da cultura dos povos indígenas do Brasil.

Espaço Tápias, novo centro cultural

Também no dia 30, o coreógrafo Marcus Azevedo realiza um aulão gratuito de charme na Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira, das 10h30 às 12h30, com a participação especial da cantora BIAB, revelação do R&B nacional. O aulão é um esquenta para o retorno do projeto Eu Amo Baile Funk, neste domingo (1), no mesmo point dos charmeiros.

Espaço dedicado à dança

O Rio acaba de ganhar um novo centro cultural dedicado à dança: o Espaço Tápias (www.espacotapias.com.br). A nova sede carioca do Grupo Tápias fica na Barra da Tijuca e vai oferecer variada agenda de espetáculos, cursos, projetos sociais gratuitos, oficinas, capacitação e aperfeiçoamento profissional em dança contemporânea, entre outras experiências. Com direção geral e artística de Giselle Tápias e Flávia Tápias, o centro cultural conta com três salas, numa área total de 400 m².

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *