Bem-Estar, Destaque
Descarte canudo plástico, adote canudo reutilizável
Por Antonia Leite Barbosa | Publicado em 25 de junho de 2018

Querido leitor, você já está cansado de saber que a Agenda Carioca é sinônimo de boas dicas em programação cultural pela nossa Cidade Maravilhosa. Sempre mostramos aquela exposição de arte bacana que está em cartaz, o restaurante hot-spot do mundo, histórias de cariocas que nos orgulham e melhoram nosso Rio, as melhores festas e shows para melhorar o seu fim de semana e, também, sugerimos aquele barzinho de lei com os amigos. Hoje também chegamos com uma dica (um pouquinho diferente), mas - nem por isso - menos importante! Até porque carioca que é apaixonado pela cidade como nós é também um carioca consciente. Você já deve estar sabendo - ou então vamos te explicar agora, sem problemas! - que os canudinhos plásticos estão com seus dias contados. A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou no início deste mês de junho o Projeto de Lei nº 1691/2015 que "obriga os restaurantes, lanchonetes, bares e similares, barracas de praia e vendedores ambulantes do Município do Rio de Janeiro a usar e fornecer a seus clientes apenas canudos de papel biodegradável e/ou reciclável individualmente e hermeticamente embalados com material semelhante". A medida ainda contou com o apoio de uma petição pública online criada pela ONG Meu Rio que arrecadou 4 mil assinaturas a favor do banimento. Agora, por que isso? O canudinho que sempre vemos por aí nos nossos bons drinques e bebidas é sinônimo de poluição plástica. A conta não fecha: o tempo de utilização média do canudo é de quatro minutos. Depois de usado, ele leva até 1.000 anos para se decompor na natureza. De difícil reciclagem, o item já representa 4% do lixo plástico mundial. O projeto aprovado pela Câmara segue agora para sanção ou veto do projeto Marcelo Crivella. E, como podemos sempre dar uma forcinha extra, a ONG Meu Rio disponibiliza em seu site a possibilidade de cada carioca deixar um recadinho de incentivo para o nosso prefeito sancionar de vez e acabar com esse lixo desnecessário. Como sabemos que você, assim como nós, também quer fazer a sua parte, vamos te ajudar a encontrar lugares que estejam vendendo o seu futuro canudinho individual.
K. PROBIÓTICOS
A empresa da bebida kombuchá dos kamaradas Élide Vecchi, Marcela Cor e Rodrigo Vecchi comprou essa ideia. Conhecidos por venderem principalmente na Feira Junta Local a famosa bebida fermentada probiótica feita a base de chá preto e açúcar, o K. também vende o kanudo konsciente (R$ 15). Feito com aço inox, o material garante que não passe nenhuma substância do material para a bebida - independente de sua temperatura - e não enferruja. O canudo - que é lindo - pode ser encontrado no site da empresa, na sacola virtual da Junta Local e nas feiras que rolam quase todos os fins de semana pela cidade.
MATE DO VOVÔ
O food truck de mate artesanal também acaba de lançar seus próprios canudos de aço. A empresa, que carrega a sustentabilidade como mote, já adota muitas outras atitudes eco-friendly como copos ecológicos 100% recicláveis e copos retráteis. Quem quiser comprar o canudo do Mate do Vovô (R$ 15) pode entrar em contato com a marca através do e-mail matedovovo@gmail.com.MENTAH
