Haru: omakase oferece o melhor da culinária japonesa - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Haru: omakase oferece o melhor da culinária japonesa

Você sabe o que é omakase? A palavra japonesa, que significa algo como “deixo o pedido a sua escolha”, vem ganhando força nos restaurantes de culinária asiática como sinônimo de menu degustação com peças especiais e mais raras. E se tem um omakase (pronuncia-se omakassê) no Rio que vale o preço é o do Haru, japonês intimista em Copacabana.

Quem vê as mesinhas na calçada pode se deixar enganar pelo ambiente descontraído. Mas o trunfo da casa está em uma acolhedora sala escondida no segundo andar da galeria da R. Raimundo Correia 10: é ali, num balcão para no máximo 8 pessoas, que acontece a mágica.

Em geral, são 20 criações de Menandro Rodrigues e executadas por Renato Mascarelo acompanhadas de uma verdadeira aula sobre a cultura e culinária japonesas. Os preços e as peças podem variar, dependendo do que se deseja e da sazonalidade: R$ 235 ou R$ 335 com hon-wasabi, ou melhor dizendo, o “verdadeiro” wasabi, já que o que comemos aqui ´´é apenas uma pasta verde à base de raiz forte e mostarda. Na minha visita, apostei no mais simples, mas consegui uma provinha do hon-wasabi: ao contrário daquele que conhecemos, esse permite que se prove puro, sem arder demais, e é muito mais saboroso. Também é possível harmonizar o jantar com saquês ou vinhos.

Entre as peças servidas, estão o lagostim maçaricado com yuzu e kewpie, atum foie gras com tataki de manga e tarê, e sashimis de peixes menos conhecidos por aqui, como carapau e lírio. Para começar, um shawanmuchi, uma espécie de ensopado de ovos com alga, camarão e shitake muito tradicional no Japão.

O serviço e o sabor dos pratos são impecáveis do início ao fim e, além da satisfação de um jantar perfeito, uma degustação de cultura durante toda a noite. Os omakases são servidos de terça a domingo em dois turnos: às 19h e às 21h30. É preciso fazer reserva (2547-6867).

HARU SUSHI
R. Raimundo Corrêa, 10 – Copacabana
Tel.: (21) 2547-6867

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *