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Ipanema Harbor: shopping de contêineres é ponto de descoberta de novas marcas
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 11 de abril de 2019
Quem passa pela Rua Gomes Carneiro 132, no trecho conhecido como Copanema, bem na divisa entre Ipanema e Copacabana, pode não dar tanta bola logo de cara para o Ipanema Harbor. À primeira vista, o local parece mais uma galeria comercial na cidade, mas um olhar mais atento vai encontrar o diferencial do espaço. O primeiro shopping de contêineres do Rio acaba de completar um ano e esconde achados que valem uma visita mais minuciosa.
Localizado em um dos últimos grandes terrenos de Ipanema ainda disponíveis, o Ipanema Harbor é um projeto da Kreimer engenharia e do arquiteto Victor Niskier. Todo construído com material reciclado, o espaço de 850 metros quadrados tem módulos de 15 metros quadrados que podem compor espaços de tamanhos e formatos variados, de acordo com a proposta do lojista. Outra vantagem, que atrai muitas marcas que estão abrindo ali sua primeira loja física, é o preço. “O lojista pode rescindir a qualquer momento e o custo operacional é muito mais baixo que uma loja tradicional”, diz Roberto Kreimer, idealizador do projeto.
Logo na entrada, a Venice Cloth é a marca mais antiga do shopping, aberta desde a sua abertura. Com uma pegada street californiana, as estampas são todas criadas por Marquinhos Camargo, dono do espaço e que também tem um estúdio de tatuagem alguns contêineres depois. E essa capacidade multiuso também é aproveitada por outros espaços. A cervejaria Zero 9 traz um balcão descontraído com jogos para se divertir sozinho ou em grupo e até um violão, para que quiser tocar enquanto toma uma cerveja. Nas paredes, fotos do Rio também são comercializadas.
Entre os achados que merecem atenção estão três lojas multimarcas. A colab A Coletiva traz 11 marcas capitaneadas por mulheres. Lá se encontra desde objetos de decoração, como as descoladas almofadas da Entre Nó, os bordados feministas da Akasha e os azulejos pintados a mão da MGolubi; passando por moda feminina e fantasias infantis da Panã Panã. Quase em frente, o Coletivo Afrocriadores surgiu a partir de oficinas da Sebrae e traz mais de uma dezena de marcas de moda afro com pitadas de engajamento e muito estilo. A mais recente da turma, a Colab MAR traz uma série de marcas bem cariocas , que vão de roupas, a acessórios, biquínis, óculos de sol e até os bonecos de feltro dos Enfeltrados, como o irresistível vendedor de mate.
O shopping traz ainda várias opções gastronômicas, como o Encarnados, hamburgueria do chef Pedro Mattos, do MasterChef Profissionais 2018, Ceviche Etc., a Go Beer e, em breve, uma pizzaria de massa vegana.