Arte & Cultura, Carioquices, Programe-se, Programe-se na Home

Jornalista lança livro em homenagem à boemia carioca

Por Agenda Carioca | Publicado em 9 de março de 2022

O jornalista Renato Grandelle lança o livro de contos ‘Barreto me criou na Lapa’
O jornalista Renato Grandelle e seu livro 'Barreto me criou na Lapa'

Conhecido nas redes sociais por seus textos cheios de humor, o jornalista Renato Grandelle lança, nesta quinta-feira (10), 'Barreto me criou na Lapa', livro de contos em homenagem à boemia carioca. O lançamento acontece na Banca Bossa (Rua João Lira, 97, Leblon), das 18h às 21h.

Curiosamente dedicado a Ivan Vaughan – o homem que apresentou Paul McCartney a John Lennon –, o livro reúne, nas suas 208 páginas, 33 contos selecionados de uma vasta produção literária que Grandelle costumava publicar na internet.

Como se acompanhasse o leitor ao longo de um dia inteiro, o livro convida a um passeio, da Zona Sul ao subúrbio do Rio de Janeiro. O primeiro conto começa com um protagonista que acorda antes do amanhecer. Os últimos são do submundo noturno – de um inusitado tráfico de livros, dos assassinatos de aluguel, da prostituição. A exceção fica com os dois últimos: um se passa no dia 31 de dezembro, data que é um desfecho natural, enquanto o outro simula o lançamento do livro, ou seja, o resultado de todo o trabalho.

O jornalista Renato Grandelle lança ‘Barreto me criou na Lapa’, livro em homenagem à boemia carioca
Ilustração de Lionel Mota no livro ‘Barreto me criou na Lapa’, do jornalista Renato Grandelle

Formado pela PUC-Rio, Renato Grandelle trabalhou mais de 15 anos como repórter nas redações de O Globo e Jornal do Brasil. “Eu também já andei por aí com bloquinho, para anotar algumas ideias, e volta e meia fazia o jogo da velha contra mim mesmo. E, de fato, o xis nunca vence”, conta o autor, reproduzindo uma das frases do livro, apesar de garantir que seus textos nada têm de autobiográficos. Seus amigos que o digam.

“Em um dos textos, por exemplo, uma mulher rompe o namoro com o protagonista. Alguns amigos me procuraram, perguntavam se eu estava bem, xingaram a mulher, disseram que ela não me merecia. Eu só disse “obrigado” e não desmenti”, diverte-se Grandelle.

SERVIÇO:
Lançamento do livro 'Barreto me criou na Lapa e outras histórias', de Renato Grandelle
Quinta-feira, 10 de março, das 18h às 21h
Banca Bossa (Rua João Lira 97, Leblon)

veja também

by mg studio