Viagem

Le Burgundy: hospedagem com arte em um dos endereços mais nobres de Paris

Por Antonia Leite Barbosa | Publicado em 14 de julho de 2023

Dessa vez, minha hospedagem em Paris se dividiu em dois lugares. Além do Hôtel Lancaster, que você confere a resenha aqui, minha outra escolha foi o Le Burgundy, localizado no 1º arrondissement, quase na esquina da Rue du Faubourg Saint-Honoré, uma das ruas mais luxuosas da cidade e o melhor lugar para passear e percorrer vitrines. Além da excelência em atendimento, conforto, gastronomia e sofisticação, esses dois hotéis tem mais uma semelhança: ambos foram moradias privadas antes de abrirem as portas para as hospedagens, características que são percebidas nos detalhes, que guardam um pouco da história da França.

LEIA TAMBÉM:
- Hôtel Lancaster: luxo, conforto e segurança no coração de Paris

O Le Burgundy recebe hóspedes há 170 anos, passando por diversas modernizações desde então (a última grande obra foi em 2010), mas sem perder sua essência. A decoração ganha identidade particular tanto em seus 41 apartamentos, como nas oito suítes que foram individualmente desenhadas pelo renomado designer de interiores Patrick Juliot. A escultura presente na recepção é apenas uma das artes de Guy de Rougemont, que ocupou o hotel do lobby ao Jardim de Inverno, transformando cada espaço em molduras para suas obras.

As suítes têm identidades únicas, decoradas pelo designer de interiores Patrick Juliot

O Le Burgundy chama atenção pelo seu restaurante Le Baudelaire, com uma estrela Michelin. Comandado pelo chef Anthony Denon, o menu prova que alta gastronomia e veganismo dão match. Apesar do cardápio ter pratos com ingredientes de origem animal, é o novo menu Vivant, 100% vegetal e servido em três tempos durante o almoço, que garante o diferencial. A abordagem ambiental promove o desperdício zero, levando o Le Baudelaire a receber o rótulo Écotable, oferecido a estabelecimentos eco-responsáveis. Já nos jantares, além do cardápio à la carte com muitas opções vegetais, o restaurante oferece menu degustação em 4 ou 6 tempos, com opções como peixe Pollock com mostarda verde, foie gras com tamarindo e tábua de queijos locais.

O restaurante Le Baudelaire é um dos destaques do Le Burgundy
O restaurante e cercado de verde e possui selo de comprometimento ecológico

Além do restaurante, o hotel abriga o bar Le Charles, onde são servidos não só o café da manhã e o chá da tarde, como ainda refeições ao longo do dia. Mas é à noite que o Le Charles ganha sua personalidade, com um discreto ambiente musical e uma carta mistura drinks autorais e clássicos da coquetelaria.

Já quem busca alimentar corpo e mente, encontra uma ampla linha de tratamentos no Spa Le Burgundy by Sothys, composto de sauna, piscina, salas de massagem e uma área dedicada ao tratamento capilar. Coisa rara em Paris.

veja também

by mg studio