Bem-Estar
Liguei o alerta e me vacinei contra a meningite. Vem saber como foi!
Por Antonia Leite Barbosa | Publicado em 10 de outubro de 2023

Sempre fui ligada no calendário vacinal, tanto no meu quanto nos das crianças. Mas, na correria da rotina, não tinha parado para conferir se estou em dia com os imunizantes contra a meningite, por exemplo. Eu fiz com a Beep Saúde, a maior empresa de saúde domiciliar do Brasil. Eles vão até sua casa e têm um atendimento incrível! O agendamento leva até 3 minutos pelo app e eles também aceitam plano de saúde.
Um diferencial bacana da Beep Saúde é a Buzzy, uma "abelhinha" que vibra no local da vacinação e foi feita para minimizar o desconforto da picada. Meus filhos adoram! Outro dispositivo que eles utilizam para driblar o medo de agulhas é o PikLuc, que possui minipontas que, pressionadas sobre o local da aplicação da agulha, sensibilizam os nervos da região, diminuindo a sensação de incômodo.
Sobre a meningite... o que me despertou a atenção foi o recente relato de uma conhecida que está lutando para vencer algumas sequelas severas em decorrência da doença. Pesquisei sobre o tema e vi que a Vacina Meningocócica B é recomendada para crianças, adolescentes e adultos até 50 anos, dependendo do risco epidemiológico, e para viajantes com destinos às regiões de risco da doença, por exemplo. Descobri também que existem vários tipos da doença, diferentes imunizantes e doses de reforço para adultos.
A meningite é uma doença caracterizada pela inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Geralmente, essa doença é causada por vírus ou bactérias, sendo esta última a forma mais grave. Alguns sintomas frequentes incluem dor de cabeça, rigidez no pescoço, vômito e, por vezes, paralisia, afetando assim toda a região.
Ao todo, são 4 tipos de meningite: bacteriana, viral, fúngica e a causada por parasitas. A meningite causada pelos vírus são as mais comuns porém, em geral, tem menos gravidade.. Contra esse tipo não há vacina para prevenir. No entanto, os principais tipos de meningite bacteriana podem ser prevenidos pela vacinação que é, especialmente, recomendada para crianças e adolescentes. A meningite meningocócica é um dos principais subtipos dessa inflamação. Ela é causada por diferentes sorotipos da bactéria meningocico, como A, B, C, W e Y, e todos podem ser prevenidos através da vacinação.
Converse com o seu médico e veja a necessidade da vacina. E para ter desconto na Beep Saúde, use nosso código: AGENDACARIOCA (15% em exames e 5% em vacinas).
E para saber mais detalhes sobre a meningite, confira a matéria completa no site da Beep Saúde.