Mostra do fotográfo paraense Luiz Braga inaugura sede da Galeria da Gávea - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

No Banner to display

Mostra do fotógrafo Luiz Braga inaugura sede nova da Galera da Gávea

Mostra do fotográfo paraense Luiz Braga inaugura sede da Galeria da Gávea

Acompanhando a largada dada pela ArtRio, o fotógrafo paraense Luiz Braga traz ao Rio a mostra Espelho D’água, que marca a inauguração da nova sede da Galeria da GáveaA exposição reúne cerca de 30 trabalhos produzidos desde os anos 1980.

Autodidata, Braga começou a fotografar aos onze anos e se tornou uma sólida referência na produção visual contemporânea brasileira. A produção em preto e branco é o grande destaque da mostra. “Há tanto obras de 1981 como de 2016, mas é como se fosse um só instante. E a escolha das imagens em P&B deixa o conteúdo dessas narrativas mais evidente, é uma estratégia que ajuda a entender todas elas como coabitantes deste universo fabuloso”, analisa Bernardo Mosqueira, curador da exposição.

Braga fotografa nas áreas ao redor de Belém do Pará, onde nasceu e vive até hoje, “minha obra não está inscrita em uma área geográfica necessariamente vasta; a vastidão é para dentro, pelo uso de variadas técnicas ou dos diferentes fascínios que me movem”, frisa ele.

A mostra será a primeira da nova sede da Galeria da Gávea, uma casa tombada de 1881, o diferencial do espaço é que ele procura criar um percurso por toda a construção, incluindo o mezanino, dispensa, corredores e banheiros, não só os espaços expositivos. “Percebemos que o que torna ainda mais interessante uma mostra com essa temática tão rica, é estarmos em uma casa do século retrasado com grandes janelas, em meio à natureza, cujo terreno é cortado por um rio, o que nos remete imediatamente ao cenário em que as fotografias foram produzidas”, observa o curador.

O fotografo já teve suas obras exibidas em países como Alemanha, Argentina, EUA, Inglaterra, Itália, Japão, entre muitos outros. Seus trabalhos compõem acervos de importantes instituições como o Perez Art Museum de Miami e Photographic Resource Center, na Boston University (EUA), Pinacoteca do Estado de São Paulo, MASP, MAM/RJ, Biblioteca Nacional e Museu de Arte do Rio.

ESPELHO D’ÁGUA – MOSTRA LUIZ BRAGA
15 de setembro a 17 de novembro | seg. a sex. das 11h às 19h
Galeria da Gávea: Av. Marquês de São Vicente, 432 Gávea
Tel: 2274-5200

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *