Estilo, Novas Bossas
Luxo consciente: Hug Shop lança site com parte das vendas para ONGs
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 11 de janeiro de 2021
2020 foi complicado para todos, mas também foi um ano em que muita gente se reinventou e apostou em novos negócios e novos formatos. Assim nasceu o Hug Shop, ponte digital de compra e venda de produtos de segunda mão da moda de luxo capitaneado pela RP Isabela Menezes e que agora ganhou seu site www.hugshop.com.br com e-commerce. O projeto surgiu da ideia de estimular a economia circular e o consumo consciente, além de ajudar o próximo, com 10% das vendas destinadas a projetos sociais.
"Esperamos fomentar a moda circular cada vez mais e influenciar a cabeça dos consumidores. Na pandemia as pessoas se conscientizaram mais dos danos que a indústria têxtil causa ao meio ambiente, porém, ainda estamos longe do ideal. Ainda existem muitos consumidores resistentes a produtos de segunda māo, mas peço que se conectem com o meio ambiente e estudem o quanto o consumo consciente teria o poder de mudar essa realidade. Inclusive muitos aderem a um consumo, achando cool nāo usar produtos de luxo, mas a realidade dos fast fashion é moda descartável, sem durabilidade e logo virando lixo", diz Isabela.
O Hug Shop, que de início se limitava ao Instagram e atendia, principalmente, a clientes locais, cresceu e ganhou um site com e-commerce para atender a todo o Brasil e com frete grátis. Nas prateleiras virtuais, sobressaem marcas de luxo, como Chanel, Prada, Gucci, Hèrmes, Louis Vuitton, entre outras, e todos os produtos são escolhidos através de uma cuidadosa curadoria de Isabela. "É uma fase de muito trabalho e alegria! Tenho trabalhado 12 horas por dia. Mas conseguir realizar o planejado é sinônimo de sucesso e é isso que o Hug tem alcançado".
O projeto prevê ajudar quatro instituições por ano, e a primeira escolhida foi a Casa de Apoio à Criança com Câncer de Santa Teresa (@caccst), que recebeu, nos últimos três meses, uma TV 50" e uma quantia em dinheiro, que será revertida em cestas básicas. A próxima instituição acolhida, selecionada junto com a embaixadora da marca Antonia Leite Barbosa, criadora da Agenda Carioca, será o Solar Meninos de Luz, entidade que promove educação integral para crianças do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.
"Temos a convicçāo que toda empresa deve substituir o 'lucro pelo lucro' por um olhar mais humanizado, sustentável e impregnado de atitude voltada ao bem maior. Então, quem compra e vende no Hug está exercendo a sua responsabilidade social. Nossa embaixadora, Antonia Leite Barbosa, se empenha em escolher quais serāo as beneficiadas. Visitamos a entidade uma vez por mês, sempre no período das doações, porque achamos importante também a doaçāo do nosso tempo. É muito gratificante acolhê-los, faz bem pra nossa alma e da nossa empresa. Responsabilidade Social pode mudar o mundo!", completa Isabela.