Comer & Beber, Destaque

Marchezinho: na rota dos vinhos naturais e sabores com personalidade

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 17 de julho de 2023

O Marchezinho não é novidade, mas é um dos espaços com mais personalidade no Rio, sempre priorizando a cena artesanal e se reinventando dentro da sua proposta. A mistura de bistrô com mercearia em Botafogo surgiu em 2016 e ganha cada vez mais identidade apostando em ingredientes de pequenos produtores. As porções pensadas para compartilhar agora ganham a harmonização de uma carta 100% de vinhos naturais. São produtores difíceis de achar por aqui, como Famiglia Boroto, Casa Viccas, Casa Ágora, entre outros.

LEIA TAMBÉM:
- Pensando em viajar para Salta? Sommelière da Woods Wine dá dicas

O público interessado em vinhos feitos com o mínimo de intervenção, biodinâmicos e orgânicos é crescente, como mostra o sucesso das feiras Naturebas, em SP, e Fermenta, no Rio, mas as cartas dedicadas a essas bebidas ainda são raras. Para os curiosos, o bom é ir de cabeça aberta, disposto a sentir novos aromas e sabores. Alguns rótulos são feitos com uvas de mesa, como a espécie Isabel, chamada durante muito tempo na Serra Gaúcha de "la brasiliana" e essencial para a história do vinho no país. Essas nos trazem memórias dos vinhos de garrafão tão comuns nas famílias brasileiras há três, quatro, ou mais décadas. E além de atender os fãs de vinhos naturais, o Marchezinho também faz um trabalho de quase educar um novo (velho) paladar. Sempre tem um ou dois rótulos diferentes abertos, para quem quiser arriscar apenas uma taça e, assim, conseguir provar sem se comprometer com uma garrafa inteira.

O "Marchê" hoje também tem seus próprios rótulos, feitos em parceria com a vinícola Bella Quinta, de São Paulo, com opções de branco, chamado de Le Blanc du Marché (Moscato), Le rosé du marché (Cabernet Sauvignon e Moscato) e tinto, Le rouge du Marché (Cabernet Sauvignon).

Para harmonizar, a dica é pedir porções para compartilhar, como o Eringuy no tucupi preto (um cogumelo mais firme e bem saboroso) e os mexilhões com chorizo ao vinho branco. Entre as saladas, a clássica Caesar passa pela brasa, o que dá um sabor especial, isso sem contar os sanduíches, que estão entre os mais pedidos da casa, como o queridinho Club do Marché (ciabatta tostada, queijo meia cura, presunto da casa, tomate, folhas e maionese de alho e limão).

Marchezinho:  R. Voluntários da Pátria, 46 - Botafogo.

(Fotos: Ocre)

veja também

by mg studio