Arte & Cultura, Programe-se

Mostra ‘Rio Carnaval’ ocupa o MAR com imagens dos primeiros desfiles pós-covid

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 22 de fevereiro de 2024

Fim das alegoria, pierrot, colombina, fantasia... será? O Museu de Arte do Rio (MAR) não guardou a fantasia na quarta-feira e abriu suas postas para a exposição Rio Carnaval. Com curadoria do cenógrafo Gringo Cardia, e do historiador Luiz Antônio Simas, a exposição Rio Carnaval traz fotos de Vik Muniz e ocupa dois ambientes do Museu de Arte do Rio, o MAR.

LEIA TAMBÉM:
- Doce Maravilha anuncia line-up e abre pré-venda com desconto

A mostra abriga uma cabine de projeção e oitenta telas, que trazem imagens do primeiro Carnaval após a pandemia. Vik Muniz e um time de fotógrafos - Fábio Ghivelder, João Farkas, Igor Souto e Leonardo Ramadinha - clicaram integrantes das escolas no calor da emoção da Marquês de Sapucaí, em um espaço transformado em estúdio na dispersão dos desfiles.

A ideia surgiu a partir de um Livro Arte bilíngue (português-inglês) idealizado pela secretária municipal de Turismo, Daniela Maia. "A ideia surgiu no fim de 2021. Não tivemos Carnaval naquele ano, então eu comecei a projetar o de 2022. Vi os livros e as imagens que tínhamos do Carnaval. E a maioria delas eram de conotação mais jornalística e menos de arte. E a arte do Carnaval precisa ser eternizada, as pessoas precisam ver a beleza que é o Carnaval e a beleza do olhar dos fotógrafos para as fantasias, a cultura e para a maior festa popular do mundo" – disse Daniela Maia.

O Carnaval de 2022, quando as fotos foram feitas foi atípico. Veio após momentos de muita dor e incertezas, quando duvidávamos até se poderíamos voltar a brincar Carnaval como nos velhos tempos. Mas, tal qual dizia o enredo da Viradouro nesse ano, cujo samba trouxe uma carta de Pierrot se dedicando ao Carnaval, "não há tristeza que possa suportar tanta alegria". "Estávamos saindo da pandemia e havia uma reconstrução do Carnaval. Essas imagens são fundamentais porque elas registram os componentes assim que o desfile acaba. Então, temos um mosaico muito interessante sobre o que é o desfile das escolas de samba e como está inserido no Carnaval da cidade. Fui convidado para participar e entrei com a elaboração textual pensando o Carnaval e a importância das escolas de samba. Essa exposição mostra que o Carnaval é o grande construtor de sentido coletivo de vida na nossa cidade", disse Luiz Antônio Simas.

A exposição Rio Carnaval faz parte dos eventos da cidade para o G20 e fica em cartaz no MAR até o dia 19 de maio com entrada gratuita. Após essa data, a mostra deve seguir para outros locais. Ela está em processo de validação de apresentação em algumas embaixadas brasileiras pelo mundo, por meio do Instituto Guimarães Rosa, braço cultural do Itamaraty, visando atrair mais turistas para a Cidade Maravilhosa.

veja também

by mg studio