Arte & Cultura, Teatro
Musical festeja os jingles e a publicidade brasileira
Por Agenda Carioca | Publicado em 5 de janeiro de 2016

Me dá, me dá, me dá
Me dá Danoninho, Danoninho já...
Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim...
Leu cantarolando? Se sim, algo me diz que você vai gostar da novidade. Depois de relembrar Chacrinha nos palcos, a turma da Aventura Entretenimento elege outro tema bem popular para um novo musical que chega aos palcos neste fim de semana. A publicidade brasileira é a protagonista da produção, que promete eternizar os maiores comerciais e jingles do Brasil. (via MARIANA BROITMAN)
O espetáculo O primeiro musical a gente nunca esquece conta a história do casal vivido pelos atores Amanda Acosta e Marcelo Várzea, em crise às vésperas de completar 20 anos de casamento. Ele é um executivo, dono de uma grande agência de publicidade, viciado em propaganda. Ela, uma dona de casa exemplar, viciada em musicais. Partindo daí, a história se desenrola entre clássicos de grandes musicais como Mágico de Oz, Noviça Rebelde e Sweet Charity e jingles históricos que marcaram o Brasil. Marcelo, inclusive, tem um ponto em comum com o personagem: muitos comerciais no currículo. “Fiz mais de 150 propagandas nos anos 90. Adorava fazer, era muito bom! Um bem marcante da minha carreira foi o garçom da Bavaria e outra para Telelistas, do Rio de Janeiro”, lembra o ator.
À frente da consultoria criativa do espetáculo, ninguém menos que Washington Olivetto, um dos maiores nomes da propaganda nacional e vencedor de mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes. O título, inclusive, é uma homenagem a uma de suas criações mais premiadas e lembradas da história, a propaganda da Valisère ‘O primeiro sutiã a gente nunca esquece’, lançada em 1987. Várias outras marcas serão lembradas nessa trajetória, tem Brahma, Guaraná Antarctica, Cremogema, Estrela, Bamerindus, Honda, Pão de Açucar e a lista segue. “Sempre fui uma criança obcecada por televisão e tenho lembranças com a maior parte dos jingles que aparecem na peça. Escrever esse musical foi muito interessante, pois ele veio crescendo ao longo do caminho.”, comenta Rodrigo Nogueira, autor e diretor do espetáculo. O sócio-diretor da Aventura ao lado de Aniela Jordan e Fernando Campos, Luiz Calainho vai além. “Somos o terceiro país em produção de musicais no mundo e a propaganda é um dos conteúdos mais consumidos pelo brasileiro. A ideia dessa produção é estimular o setor da indústria criativa, aproximando a larga produção de musicais do país às marcas anunciantes e agências. Nada melhor do que unir essas duas pontas em uma história inédita contada com dramaturgia e música”, comenta. Afinal, angariar parceiros para uma megaprodução como as que eles estão acostumados, é uma missão difícil. O musical é apresentado pelo Ministério da Cultura e Grupo Bradesco Seguros, tem a Avianca como transportadora oficial, apoio da Riachuelo e curadoria Meio & Mensagem.
‘O primeiro musical a gente nunca esquece’ faz parte da série de espetáculos da Aventura Entretenimento, ‘Uma nova aventura brasileira’, que já apresentou SamBRA e consiste em quatro montagens que envolvem elementos muito valorizados pelo público nacional: TV, cultura, POP e música. A ideia é estimular o público - e os investidores - a mergulharem nas produções brasileiras de alto nível da mesma forma que embarcam nos clássicos da Broadway. A nova série surgiu após o grande sucesso da trilogia ‘Uma aventura brasileira’, que levou mais de 600 mil pessoas ao teatro para assistir aos espetáculos Elis, A musical, Se Eu Fosse Você, o musical e Chacrinha, o musical, entre 2014 e 2015. ‘Uma nova aventura brasileira’ segue com O primeiro musical a gente nunca esquece, e ainda vai contar com Garota de Ipanema, o musical e Vamp.
O espetáculo estreia dia 08 de janeiro, às 21 horas, no Theatro NET Rio, após temporada em São Paulo.
O PRIMEIRO MUSICAL A GENTE NUNCA ESQUECE
Theatro NET Rio: Rua Siqueira Campos 145, Copacabana
Sex. às 21h, sáb., 21h30; dom., 18h30
De 8 de janeiro a 6 de março
Compre online
Pelo telefone: (21) 4003-1212
Ingressos: de R$ 50 a 130