Bem-Estar

Novembro Azul ganha casas de cultura e restaurante

Por Agenda Carioca | Publicado em 19 de novembro de 2024

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele. Em 2023, foram registrados cerca de 71 mil novos casos da doença no país. O Novembro Azul busca quebrar preconceitos e promover o debate sobre o cuidado com a saúde masculina, muitas vezes é negligenciado. A campanha surgiu na Austrália, em 2003, quando um grupo de amigos decidiu deixar seus bigodes crescerem durante o mês de novembro para chamar atenção para questões de saúde masculina. Chamada de Movember, uma combinação das palavras "moustache" (bigode, em inglês) e "November" (novembro),. a campanha ganhou o mundo, e foi abraçada pelo Brasil pelos dados alarmantes de casos.

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Com o fortalecimento do Novembro Azul, a campanha ultrapassa a área de saúde e ganha força em diferentes setores, como o cultural e gastronômico. Novembro começou com o Cristo Redentor iluminado de azul em prol da campanha. Já o Centro Cultural Correios, no Centro, ganhou uma iluminação especial durante novembro para chamar atenção pela causa.

No setor gastronômico, o restaurante Rubaiyat, no Jardim Botânico, se uniu ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - Icesp para oferecer uma tábua de queijos azuis. Durante todo o mês, o lucro das vendas será integralmente doado ao ICESP. Esta tábua especial apresenta uma combinação única de queijos Gorgonzola e Azul de Pardinho, mel silvestre e geleia de pimenta, e é vendida por R$ 62.

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