O que fazer no feriadão: Ópera na tela, feiras e mais - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

parque lage ópera na tela

O que fazer no feriadão: Ópera na tela, feiras e mais

Que tal assistir a óperas sob a luz das estrelas e em meio à natureza? O festival Ópera na Tela volta ao Parque Lage para a sua sexta edição. De 13 a 24 de novembro, o jardim do palacete recebe uma estrutura em forma de tenda montada a céu aberto, com poltronas confortáveis e uma tela gigante, em que os espetáculos serão projetados com som e imagem de alta qualidade. Ao todo, serão 13 produções das montagens clássicas a releituras mais contemporâneas.

Entre os destaques, Corcunda de Notre Dame (pela primeira vez, o evento vai transmitir um balé. A famosa coreografia do Roland Petit foi filmada na Ópera de Paris); O Palácio Encantado (ópera de Luigi Rossi com nova encenação criada pela Ópera de Dijon. Encenada pela primeira vez em 1642, em Roma, ficou esquecida durante 380 anos na biblioteca do Vaticano, e foi redescoberta pelo maestro Leonardo Garcia Alarcon); A Rivedere le Stelle (a noite de gala do Teatro Alla Scala de Milao foi filmada em plena pandemia de portas fechadas e transmitida ao vivo pela televisão pública italiana, com grandes nomes da ópera); e O hip-hop invade a (ópera) Bastilha! (documentários sobre os bastidores da criação de Les Indes Galantes na Ópera de Paris, que cria um diálogo entre a dança urbana e a canção lírica). Programação completa e ingressos à venda no site.

Feiras invadem o fim de semana

Para quem gosta de moda, a Balzak40 acontece nos dias 13 e 14 de novembro na Casa Santa Ignez, na Gávea. O coletivo comandado pelas empresárias cariocas Claudia Medeiros e Elizabeth Nigro destaca cerca de 44 marcas autorais independentes, além de novos estilistas e designers, com muitas novidades em peças exclusivas e artesanais. O evento acontece das 12h às 20h. Entrada franca.

A Junta Local prepara três dias feira no Museu da República. Nos dias 13, 14 e 15 de novembro, das 11h às 18h, os jardins do Palácio de Catete recebem o melhor da gastronomia de pequenos produtores. Vale lembrar que, por conta da fauna dos jardins do Museu (espere avistar alguns pavões desfilando por entre as barracas), nessa edição da Junta não é permitida a entrada de animais de estimação.

Já a feira Degusta Tijuca, um festival de gastronomia e música, com entrada franca, recebe 23 tendas que vão apresentar uma coleção imperdível de sabores, com a trilha sonora ao vivo de bandas de jazz, bossa nova e black music. O evento acontece nos dias 12, 13, 14, e no feriado de 15 de novembro, na Arena Tijuca, uma área de 2.200m2 montada na Rua Uruguai, no trecho entre a Rua Conde de Bonfim e a Avenida Maracanã.

Vamos comer?

Para quem está buscando opções de comes e bebes, a cidade sedia alguns eventos gastronômicos. Entre eles, o Rio Restaurant Week, que traz diversos restaurantes do Rio com menus mais em conta.

Também segue acontecendo os jantares especiais do BMW Rooftop Chef , que acontece no Hotel Pestana Rio Atlântica, em Copacabana. O menu desta sexta-feira recebe o restaurante Escama. Saiba mais aqui.

Seguem acontecendo também o Festival do Bacalhau do Cadeg e o BurgerFest, com 36 hamburguerias da cidade participando.

Para os fãs de moda

O Festival Internacional de Documentários de Moda entra na sua reta final e acontece até 14/11, de forma híbrida, online e no Teatro Riachuelo (RJ), com estreias de filmes, encontros e oficinas. Toda programação é gratuita. Na sexta, 12/11, o festival recebe o estilista Fause Haten para um bate-papo. No sábado, 13/11, o festival promove oficinas com Julio Lima, da JCRE Facilitador, e Vania Soares, do Ateliê Ms Vee.

Também no sábado, às 20h, a estreia do documentário “O Ponto Firme”, de Laura Artigas, sobre um grupo de detentos que aprenderam crochê e criaram a primeira coleção do Projeto homônimo para a São Paulo Fashion Week . Antes, às 18h, será exibido o premiado “Favela é Moda”, de Emílio Domingos. Os diretores estarão presentes nas sessões.

E no encerramento, dia 14/11, às 18h, o festival prepara uma festa com a exibiçao da cópia restaurada do clássico “Paris is Burning”, considerado um marco na cultura LGBTQIA+,seguida de showcase com a “House of Xtravaganza BR”, promovendo uma autêntica performance de Voguing

Programação completa no site: www.feeddogbrasil.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *