Arte & Cultura, Destaque, Programe-se
Orquestra Ouro Preto chega ao Rio com ‘Hilda Furacão – A Ópera’
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 18 de novembro de 2024
Tem conflito, dramaturgia intensa e o equilíbrio entre drama e humor. Ou seja, a receita perfeita para uma ópera. E após o sucesso da montagem operística do “Auto da Compadecida”, a Orquestra Ouro Preto leva para os palcos a adaptação de mais uma consagrada obra brasileira. Nos dias 24 e 25, estreia na Cidade das Artes, na Barra, “Hilda Furacão, a Ópera”.
A adaptação do aclamado romance de Roberto Drummond, imortalizado na minissérie dos anos 1990, tem música original de Tim Rescala e direção de cena de Julliano Mendes. Dividido em dois atos, o espetáculo explora os dilemas éticos, sociais e religiosos de uma época. O elenco conta com renomados cantores líricos brasileiros: Carla Rizzi interpreta Hilda e Jabez Lima o Frei Malthus; Marília Vargas é Loló Ventura, enquanto Marcelo Coutinho encarna Nelson Sarmento; Johnny França é Aramel e Fernando Portari representa o narrador e autor Roberto Drummond.
LEIA TAMBÉM:
- Samba, baile charme e mais: Parque Bondinho tem programação intensa no feriadão
O romance do escritor mineiro conta a história de Hilda, uma jovem bela e rebelde que rompe com as expectativas ao abandonar sua vida de prestígio e refugiar-se na zona boêmia da capital mineira. A montagem promete capturar a intensidade dos sentimentos e a complexidade dos dilemas da personagem que desafiou as convenções sociais de uma conservadora de Belo Horizonte dos anos 1960.
“Hilda tem tudo que a gente procura em um libreto, sob o ponto de vista operístico, para levar uma história para o palco. É rica no que tange aos conflitos, às reflexões, à dramaturgia, a esse equilíbrio entre o drama e os momentos cômicos. Além disso, Hilda é uma personagem feminina muito importante da nossa literatura, que carrega fortes reflexões sobre liberdade, imposições sociais e sobre traçar seu próprio destino. Tudo isso faz dela uma protagonista perfeita para esse ciclo de óperas que a Orquestra Ouro Preto vem desenvolvendo”, explica o maestro Rodrigo Toffolo.
As apresentações no Rio de Janeiro contam com o patrocínio do Instituto Cultural Vale.
SERVIÇO
Orquestra Ouro Preto: “Hilda Furacão, a Ópera” no Rio de Janeiro
24 e 25/11
Domingo, às 18h, e segunda,às 20h
Cidade das Artes (avenida das Américas, 5.300, Barra da Tijuca. RJ)
No site e na bilheteria do teatro
Informações: www.orquestraouropreto.com.br