Os benefícios do kefir e uma receita especial - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

No Banner to display

kefir keiff

Os benefícios do kefir e uma receita especial

Você sabe o que é kefir? O nome vem do eslavo keif, que significa bem-estar ou bem viver. De uns tempos para cá, o kefir vem substituindo iogurtes com a promessa de trazer mais benefícios à saúde, e geralmente é consumido com frutas, granolas, em receitas ou até mesmo puro. Mas o que realmente é um kefir? Em resumo, trata-se de grãos que, cultivados, se multiplicam em meio a líquidos, produzindo uma bebida fermentada e, muitas vezes, probiótica.

Os tais grãos, que na verdade são pequenos grânulos gelatinosos que se parecem com grãos e contêm uma variedade de bactérias e leveduras, são embebidos em leite e deixados em temperatura ambiente por pelo menos 24 horas, com o objetivo de proliferar as bactérias.

Assim como o leite, que é uma boa fonte de proteína e cálcio, o kefir ganha por adicionar benefícios probióticos, conhecidos como “bactérias do bem”. Em geral, o kefir é associado à melhoria da pressão arterial, controle do colesterol e dos níveis de glicose.

O kefir pode ser vegano?

Sim, pode! O kefir de leite tradicional usa leite de vaca integral, mas também pode ser feito de leite cabra, de ovelha e também de leites vegetais, tornando o kefir vegano. Além das marcas achadas em supermercados e lojas de produtos naturais, há também a possibilidade de fazer seu próprio kefir em casa. Na Internet, tem várias receitas com esse fim,

Benefícios das bebidas probióticas

Em uma pesquisa recente da BMJ Nutrition, Prevention & Health, de julho de 2020, cientistas concluíram que suplementos probióticos, ou seja, as “bactérias do bem”, podem ajudar a aliviar os sintomas de depressão. Além disso, estudos científicos comprovam que o impacto mais direto do consumo de probióticos para o intestino é em relação ao processo de digestão. Os probióticos podem impedir a constipação e tratar diversos problemas, como a diarreia. Também fortalecem o sistema imunológico e previnem seus desequilíbrios.

Entre as marcas disponíveis no mercado brasileiro, está a Keiff, que tem a vantagem de conter 14 probióticos em sua formulação. Rafael Abad, que fundou a marca há 4 anos, conta que seu objetivo era democratizar o consumo de probióticos no Brasil. “Durante o ano de 2020, observamos que as pessoas incluíram hábitos mais saudáveis na rotina, e dessa forma a busca pelos nossos produtos aumentou significativamente”, explica.

A Keiff tem quatro sabores de kefir: desnatado, integral, integral adoçado e morango e costuma postar em seu Instagram receitas com o produto. Abaixo, a marca compartilhou com a Agenda Carioca como fazer uma sobremesa deliciosa e saudável:

Pudim Chia de frutas vermelhas com Keiff

Ingredientes:

・1 xícara de morangos frescos (ou congelados);
・1 xícara de framboesas frescas (ou congeladas);
・7 colheres de sopa de sementes de chia;
・2/3 xícara de Keiff da sua preferência;
・2 colheres de sopa de xarope de bordo puro (Maple Syrup);
・1 colher de chá de extrato de baunilha;
・2 colheres de chá de suco de limão;

Modo de fazer:

・Em um liquidificador, adicione todos os ingredientes e bata até ficar homogêneo, cerca de 1-2 minutos;
・Se estiver usando frutas congeladas, a mistura terá a consistência de um smoothie, e você poderá desfrutar imediatamente;
・Transfira o pudim para uma tigela e deixe na geladeira por pelo menos 2 horas.
・Se preferir fazer uma sobremesa com camadas, adicione uma camada de chia com keiff dormido na geladeira
・Decore com fatias de frutas mais frescas e aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *