Comer & Beber
Oseille recebe chef do Mishiguene para duas noites com menu exclusivo
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 2 de junho de 2025

Recém-laureado com sua primeira estrela Michelin, o Oseille recebe, próximos dias 5 e 6 de junho, o chef argentino Tomás Kalika, do premiado Mishiguene (Buenos Aires), para dois jantares colaborativos a quatro mãos com o chef anfitrião Thomas Troisgros,
Aberto no final de 2023, o Oseille já se diferencia pela proposta de “fun dining”, uma versão descomplicada do tradicional menu degustação: técnica, ingredientes sazonais e apresentação elegante, mas com ambiente descontraído e informal, como a casa de um amigo.
LEIA TAMBÉM:
- Oseille: saiba como é o ‘fun dining’ de Thomas Troisgros
Do outro lado da bancada estará Tomás Kalika, uma das figuras mais influentes da gastronomia latino-americana contemporânea. À frente do Mishiguene — atualmente o 29º melhor restaurante da América Latina de acordo com o 50 Best —, Kalika é reconhecido pela releitura ousada da culinária judaica com técnicas contemporâneas.
Para a ocasião, ambos os chefs criaram um menu inédito que traduz suas trajetórias e referências, transitando com fluidez entre heranças judaicas e criatividade autoral. Kalika abre os trabalhos com labne e vegetais e as lulas à moda de Tel Aviv, com tahine, tinta de lula, anchova, panko e alho negro. Em resposta, Troisgros propõe gribenes com babaganoush e latkes de aipim com queijo reblochon, mostrando como a cozinha judaica dialoga com ingredientes e técnicas brasileiras.
Nas entradas, o carioca oferece gravlax com azedinha e ovas, enquanto o argentino propõe uma couve-flor grelhada. Na sequência, Thomas prepara a bureka de batata com espuma de ovo e trufa, além de um surpreendente vareniki de cavaquinha com molho de kefir e óleo de espinafre, encerrando com o delicado gulab jamun com mel de abelha nativa. Kalika, por sua vez, assina peixe com molho marroquino de pimentas secas e cuscuz, seguido de pastrami com farfalaj .
A sobremesa é um strudel de maçã com sorvete de manteiga de avelã, seguida pelos petit fours criados por Troisgros: macaron de coco e financier de cereja azeda.
O jantar, com valor de R$ 1.000 por pessoa (+13% de taxa), oferece também a possibilidade de harmonização por mais R$ 480, sempre mediante reserva.