O Polo de Pensamento Contemporâneo, no Jardim Botânico, aproveita o mês de março para dar a largada da maratona do semestre com uma seleção de cursos livres para todos os gostos e estilos. E como a gente se empolgou para fazer vários, aí vão os nossos destaques!
Filosofia e psicanálise
Os aficcionados pelo trabalho de
Sigmund Freud gostarão do curso que começa na quinta-feira, dia 3. A
filósofa e escritora Dília Gouveia vai mostrar como a literatura e a filosofia influenciaram a obra do "pai da psicanálise". Como ela mesma explica, Freud realiza os seus estudos a partir de um laboratório experimental em que utiliza autores da literatura universal, suas obras, seus personagens e suas tramas para expor suas teorias sobre o drama humano. Serão três encontros que misturarão poesia, o espírito filosófico e a potência do insconsciente em nossas vidas. Dília é
membro da Academia Niteroiense de Letras, e além de dar aula de filosofia e literatura no Instituto de Artes e Ofícios da Fundação Ricardo Espírito Santo, em Lisboa, é autora dos livros
Do Assombro e do Provável – Clarice Lispector e Hamlet: o labirinto da consciência, e
Do Esplendoroso Caos – Dom Quixote e Nietzsche: a metamorfose do humano.
Saiba mais aqui!
Na mesma vibe, o prestigiado
psicanalista Marcos Comaru propõe uma reflexão sobre
os vínculos amorosos na era da imagem, divida em dois encontros O curso tem como objetivo pensar, à luz da experiência psicanalítica, questões relativas aos relacionamentos na atualidade. Em tempos marcados por tanto fascínio pela própria imagem, que lugar resta para a disponibilidade e para o interesse pelo outro? Esse, via de regra, interessa apenas como um espelho refletor dos atributos do sujeito narcísico. A sedução adquire um lugar central, menos como prefácio de uma intimidade por vir e mais como uma inconsequente necessidade de captura do olhar do outro. Isso posto, será abordado o lugar dos aplicativos de relacionamento, sua eficácia e seus impasses.
Saiba mais aqui!
Jornalismo, marketing e publicidade
Em abril o jornalista, economista e mestre em televisão pela San Francisco State University,
o viajante profissional Luís Nachbin apresenta o curso
Um Homem com um Câmera. Conhecido do público pelos ano a frente das série-documentários "Passagem Para" e do "Entre Fronteiras", ambos do Canal Futura, Nachbin já participou de nada menos que 204 documentários captados em 85 países. A ideia é apresentar o trabalho solitário de um documentarista pelo mundo, as vantagens e desvantagens de estar sozinho pelo câmera e as possibilidades de construção da linguagem audiovisual. O curso começa com as dicas dele para se preparar e aplicar diferentes técnicas de gravação audiovisual, no caso de uma ‘equipe’ de uma só pessoa. E segue com as surpresas no mundo dos documentários e como se adaptar a elas.
Saiba mais aqui!
Na mesma semana, o super
André Carvalhal,
Gerente de Marketing e Conteúdo da marca de moda feminina FARM, volta à casa no Jardim Botânico com o seu curso
Marketing com Propósito. As aulas com o autor de "A moda imita a vida: como construir uma marca de moda", da editora Senac, propõe quebrar todos os paradigmas do marketing como conhecemos hoje,e lança um olhar sensível sobre o atual período de transformações que vivemos. Há organizações, com faturamento e alcance maiores do que muitos países, que entenderam uma nova linha para os negócios: geração de riquezas e agregação de valores. Nesta nova era do marketing, as principais marcas estão sendo construídas baseadas em verdades fundamentais, em convicções profundas que sobrevivem à campanhas, abrem mentes e aprofundam relacionamentos. Para ele, esta é a nova forma para alcançar diferenciação de produtos e serviços no mercado.
Saiba mais aqui!
Mídias sociais na prática, sem rodeios. É isso que
Vitor Lima, sócio-diretor de planejamento da Branded e professor da FGV e ESPM promete abordar no POP. Serão cinco encontros no fim de abril, quando promete um olhar aprofundado sobre as mudanças que o acesso à internet trouxe para diferentes esferas da sociedade, e como contribuem para a reconfiguração dos relacionamentos pessoais. Vitor trabalhará em cima de boas condutas no mercado, ajudando profissionais/ marcas a aprimorarem a comunicação com seus consumidores e assim integrar mais valor nas redes sociais. Como reforço das discussões, ao longo do curso, o aluno será instruído a montar um plano de presença em mídias sociais para a empresa de sua escolha.
Saiba mais aqui!
Amarrando tudo que foi mencionado acima, o proprietário da NEON MIND, Igor Fidalgo chega com o curso
Edição em jornalismo transmídia. A empresa, para quem não conhece, é na verdade um selo de consultoria criativa que responde pela inteligência digital do Shopping Leblon, e tem no leque de clientes e ex-clientes a multimarcas Lutsy, as grifes Ellus, Animale, Foxton, Wöllner, Ellus Second Floor, Richards, Salinas e Bobstore. Ele promete transformar a sala do POP em uma redação de jornal. A cada dia de vivência,
estudantes de jornalismo, publicidade, letras e marketing se revezarão em funções de repórter, chefe de reportagem e editor. Já os participantes que estudam desenho industrial, cinema, informática e artes plásticas atuarão como diretores de arte, editores de vídeo e designer transmídia. Todos serão expostos a questões comerciais acerca de um veículo online e entenderão os meandros de um business plan. Em equipe, produzirão seis matérias para o jornal online
The New Frame Post, que serão publicadas no último dia do curso. Sairão aptos a abrir o seu próprio veículo online (site de portfólio, revista eletrônica, blog), com noções firmes de automonetização.
Saiba mais aqui!