Arte & Cultura, Carioquices, Novas Bossas

Polo de Pensamento: filosofia, marketing e psicanálise na agenda do semestre

Por Agenda Carioca | Publicado em 1 de março de 2016

O Polo de Pensamento Contemporâneo, no Jardim Botânico, aproveita o mês de março para dar a largada da maratona do semestre com uma seleção de cursos livres para todos os gostos e estilos. E como a gente se empolgou para fazer vários, aí vão os nossos destaques!

Filosofia e psicanálise

Os aficcionados pelo trabalho de Sigmund Freud gostarão do curso que começa na quinta-feira, dia 3. A filósofa e escritora Dília Gouveia vai mostrar como a literatura e a filosofia influenciaram a obra do "pai da psicanálise". Como ela mesma explica, Freud realiza os seus estudos a partir de um laboratório experimental em que utiliza autores da literatura universal, suas obras, seus personagens e suas tramas para expor suas teorias sobre o drama humano. Serão três encontros que misturarão poesia, o espírito filosófico e a potência do insconsciente em nossas vidas. Dília é membro da Academia Niteroiense de Letras, e além de dar aula de filosofia e literatura no Instituto de Artes e Ofícios da Fundação Ricardo Espírito Santo, em Lisboa, é autora dos livros Do Assombro e do Provável – Clarice Lispector e Hamlet: o labirinto da consciência, e Do Esplendoroso Caos – Dom Quixote e Nietzsche: a metamorfose do humano. Saiba mais aqui!  Na mesma vibe, o prestigiado psicanalista Marcos Comaru propõe uma reflexão sobre os vínculos amorosos na era da imagem, divida em dois encontros O curso tem como objetivo pensar, à luz da experiência psicanalítica, questões relativas aos relacionamentos na atualidade. Em tempos marcados por tanto fascínio pela própria imagem, que lugar resta para a disponibilidade e para o interesse pelo outro? Esse, via de regra, interessa apenas como um espelho refletor dos atributos do sujeito narcísico. A sedução adquire um lugar central, menos como prefácio de uma intimidade por vir e mais como uma inconsequente necessidade de captura do olhar do outro. Isso posto, será abordado o lugar dos aplicativos de relacionamento, sua eficácia e seus impasses. Saiba mais aqui!

Jornalismo, marketing e publicidade

Em abril o jornalista, economista e mestre em televisão pela San Francisco State University, o viajante profissional Luís Nachbin apresenta o curso Um Homem com um Câmera. Conhecido do público pelos ano a frente das série-documentários "Passagem Para" e do "Entre Fronteiras", ambos do Canal Futura, Nachbin já participou de nada menos que 204 documentários captados em 85 países. A ideia é apresentar o trabalho solitário de um documentarista pelo mundo, as vantagens e desvantagens de estar sozinho pelo câmera e as possibilidades de construção da linguagem audiovisual. O curso começa com as dicas dele para se preparar e aplicar diferentes técnicas de gravação audiovisual, no caso de uma ‘equipe’ de uma só pessoa. E segue com as surpresas no mundo dos documentários e como se adaptar a elas. Saiba mais aqui! Na mesma semana, o super André CarvalhalGerente de Marketing e Conteúdo da marca de moda feminina FARM, volta à casa no Jardim Botânico com o seu curso Marketing com Propósito. As aulas com o autor de "A moda imita a vida: como construir uma marca de moda", da editora Senac, propõe quebrar todos os paradigmas do marketing como conhecemos hoje,e  lança um olhar sensível sobre o atual período de transformações que vivemos. Há organizações, com faturamento e alcance maiores do que muitos países, que entenderam uma nova linha para os negócios: geração de riquezas e agregação de valores. Nesta nova era do marketing, as principais marcas estão sendo construídas baseadas em verdades fundamentais, em convicções profundas que sobrevivem à campanhas, abrem mentes e aprofundam relacionamentos. Para ele, esta é a nova forma para alcançar diferenciação de produtos e serviços no mercado. Saiba mais aqui! André Carvalhal - Marketing-1 Mídias sociais na prática, sem rodeios. É isso que Vitor Lima, sócio-diretor de planejamento da Branded e professor da FGV e ESPM promete abordar no POP. Serão cinco encontros no fim de abril, quando promete um olhar aprofundado sobre as mudanças que o acesso à internet trouxe para diferentes esferas da sociedade, e como contribuem para a reconfiguração dos relacionamentos pessoais. Vitor trabalhará em cima de boas condutas no mercado, ajudando profissionais/ marcas a aprimorarem a comunicação com seus consumidores e assim integrar mais valor nas redes sociais. Como reforço das discussões, ao longo do curso, o aluno será instruído a montar um plano de presença em mídias sociais para a empresa de sua escolha. Saiba mais aqui! Amarrando tudo que foi mencionado acima, o proprietário da NEON MIND, Igor Fidalgo chega com o curso Edição em jornalismo transmídia. A empresa, para quem não conhece, é na verdade um selo de consultoria criativa que responde pela inteligência digital do Shopping Leblon, e tem no leque de clientes e ex-clientes a multimarcas Lutsy, as grifes Ellus, Animale, Foxton, Wöllner, Ellus Second Floor, Richards, Salinas e Bobstore. Ele promete transformar a sala do POP em uma redação de jornal. A cada dia de vivência, estudantes de jornalismo, publicidade, letras e marketing se revezarão em funções de repórter, chefe de reportagem e editor. Já os participantes que estudam desenho industrial, cinema, informática e artes plásticas atuarão como diretores de arte, editores de vídeo e designer transmídia. Todos serão expostos a questões comerciais acerca de um veículo online e entenderão os meandros de um business plan. Em equipe, produzirão seis matérias para o jornal online The New Frame Post, que serão publicadas no último dia do curso. Sairão aptos a abrir o seu próprio veículo online (site de portfólio, revista eletrônica, blog), com noções firmes de automonetização. Saiba mais aqui! 

veja também

by mg studio