Arte & Cultura, Fim de semana, Programe-se, Programe-se na Home
Hotel Selina recebe feira com arte de refugiados
Por Antonia Leite Barbosa | Publicado em 29 de julho de 2019
Expositores e refugiados e imigrantes artistas se juntam para um dia de muita arte em um dos pontos mais multiculturais do Rio: a Lapa. Neste sábado, dia 3 de agosto, o Hotel Selina recebe a primeira edição da Feira Mescla. Com mais de 15 expositores, a feira abre espaço para criadores independentes colocarem à venda os diferentes produtos artesanais e sustentáveis, como acessórios, decoração e mais, e com oficinas e apresentações.
Alem de conhecer o trabalho desses artesãos, o público vai ter a chance de aprender um pouco mais sobre a trajetória dos imigrantes, suas aptidões e gostos musicais em palestras e oficinas oferecidas gratuitamente. Entre os convidados, estão Mariama Bah, uma refugiada da Gâmbia que contará os desafios que teve que superar, como o casamento infantil; e o marroquino Mohammed El Jazouli, que vai trazer um pouco da sua cultura em uma oficina de caligrafia árabe.
Para embalar esse encontro sem barreiras, os artistas Julieta Hernández e Thezis vão se apresentar. Julieta, que é venezuela, subirá ao palco para se apresentar acompanhada de um patrimônio cultural do seu país: o instrumento "cuatro", um tipo de guitarra. Já o congolês vai apresentar para os cariocas e por quem estiver de passagem a performance SAPE (Sociedade de Ambientadores e de Pessoas Elegantes), um movimento cultural marcado pela música, dança e vestiário que se popularizou no Congo nos anos 60.
Quem quiser participar das atividades, anota na agenda: a feira acontece das 13h às 21h. É bom chegar cedo! Fica a dica!