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Restaurant Week promove viagem gastronômica pelos países da Copa
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 12 de março de 2018

Completando 11 anos no Brasil, o festival gastronômico Restaurant Week chega a sua 18º edição em clima de Copa do Mundo. Entre os dias 16 de março e 8 de abril, os restaurantes participantes vão abraçar o tema “gastronomia internacional” e prometem um tempero extra com ingredientes dos 32 países classificados para a Copa. O Restô, por exemplo, traz vagens francesas como acompanhamento do salmão grelhado, e o Páru Inkas mergulha ainda mais na culinária Nikkei, típica do Peru, com pratos como o ceviche clássico e o salmão em crosta de gergelim e molho sweet (foto acima).
Com a participação de quase 60 restaurantes no Rio e na região serrana, o tour gastronômico vira uma ótima pedida para os cariocas visitarem endereços menos acessíveis no resto ano, seguindo a fórmula já tradicional de menu fechado com entrada, prato principal e sobremesa com preço fixo. Algumas das opções servidas são filé mignon curado, purê de cenoura com gengibre e farofa de agrião do Puro, baby beef na brasa com arroz ao alho, farofa, vinagrete e pão de alho da Churrasqueira (foto ao lado), risoto de camarão ao alho poró crocante e ervilha com wasabi do Gurumê, o orecchiette ao molho de nozes da Casa Julieta de Serpa, arroz frito com camarões do Nam Thai, croquetes de frutos do mar do Capim Santo e a polenta cremosa com ossobuco de vitela e crocante de cebola do Bota.
Esta edição segue o padrão de R$ 44,90 no almoço e R$ 55,90 no jantar, com entrada, prato principal e sobremesa; enquanto o Restaurant Week + Plus custa R$56 (almoço) e R$69 (jantar). Já no Menu Premium, que teve sua estreia na edição passada com pratos ainda mais especiais, sai por R$ 69 o almoço e R$ 90 o jantar. Como acontece em todas as edições, R$1 de cada menu será doado para ação social e o beneficiado desta edição é o Instituto da Criança. A tendência de ampliar as faixas de valores permite que mais restaurantes participem do festival, e que clientes desfrutem de opções mais exclusivas. “Mesmo com ingredientes raros e receitas que teriam maior custo, as casas adotam três níveis de preços fixos. É mais uma forma de democratizar a gastronomia”, explica Fernando Reis.
18º RIO RESTAURANT WEEK
De 16 de março a 08 de abril
Site: www.restaurantweek.com.br
Fotos: Bruno de Lima (Churrasqueira)