Com número recorde de restaurantes participantes, Festival completa 15 anos e chega à Praça dos Ossos com Gastronomia e performances culturais (por MARIANA BROITMAN)
Entre os fins de semana dos dias 1 e 2 de julho, e 8 e 9, o Festival Gastronômico de Búzios toma as ruas de Búzios e é a nossa Rota de Fuga da vez. Apesar do friozinho, o evento já causa um rebuliço digno da alta temporada no balneário. Só nesta época, a praia e a natureza perdem o protagonismo, e uma infinidade de aromas e culinárias de diferentes países assumem o posto. Claro, acompanhando o glamour que pede um evento como este, vem junto muita música e lojas abertas até mais tarde.
Bar do Zé, Satyricon, Salt, Silk, Cigalon... 60 restaurantes participam da 15ª edição e prometem agradar a todas aos paladares e idades. O esquema, para quem não não conhece, é o seguinte: cada estabelecimento monta mesas em diferentes pontos da cidade, e das 20h à meia noite o público degusta entradinhas, pratos principais e sobremesas a preços para lá de convidativos. Entradinhas e sobremesas saem a R$ 15 e os pratos, que vão de clássicos preparados com frutos do mar à hambúrgueres elaborados, não ultrapassam R$ 20. No roteiro deste ano estão a Orla Bardot, Rua das Pedras, Rua Manoel Turíbio de Farias, Espaço Domme, no charmoso Porto da Barra e, uma das grandes novidades desse ano, a Praça dos Ossos passa a integrar o circuito foodie. A Feira Orgânica de Búzios, que já acontece todo sábado na cidade, também participa este ano representando a ala dos alimentos saudáveis, com bolos, pães integrais e sucos da luz, tudo preparado com frutas da época.
A praia estreante promete trazer uma bossa ao evento. Nos dois sábados, o DJ Help assume o som no fim de tarde, entre 16h e 18h, enquanto aos domingos, o grupo de jazz Buzicos assume a trilha sonora pós almoço, das 14h às 16h.
SOBRE O FESTIVAL
Em 2001, o então jornalista Gil Castelo Branco decidiu tirar umas férias no balneário. “Foi amor à primeira vista. Estava pronto para fazer um mestrado na área e deixei tudo de lado para morar em Búzios”, recorda. A partir daí, começou a trabalhar com produção de eventos e teve a ideia de fazer o primeiro festival, numa tentativa de resgatar o glamour da cidade para além das praias, e o que era para ser uma única edição despretensiosa, chega ao 15º ano.
NOSSOS DESTAQUES
Com vocês, algumas receitas que nos fizeram ficar com água na boca e podem entrar no radar dos fins de semanas. Dá só uma olhada!
Na Rua das Pedras, os highlights vão para o bife de chorizo na grelha do
Don Juan, servido com mix de legumes na chapa e para o Primitivo, com o seu gnocchi di banana da terra com molho de gorgonzola, presunto, alho poró, lâminas de amêndoas crocantes. Na rua de trás, a Manoel Turíbio de Farias, piramos com a receita "mar e montanha" do
La Barceloneta, mix de lagosta, camarão, dourado, linguiça e tournedor de filé mignon com bacon ao molho "marinheiro" - O QUE É; e também com ragu de paleta da turma da
Noi, servido com purê de batata doce e demi glacê da deliciosa cerveja Rossa. Mais a frente, no badalado
Buda Bar, na Orla Bardot, o burburinho promete girar em torno da paella de frutos do mar com mexilhão, lila, camarão e polvo.
Um dos nossos recantos preferidos na cidade, o Porto da Barra, também vai contar com criações interessantes. O argentino
Bar do Mangue serve o seu filé mignon com palmito pupunha, receita aparentemente simples, mas como as carnes são o forte do lugar, promete ser uma delícia. Ao lado, o
Gramofone serve o seu cordeiro recheado com seriguela em cama de aligot de batata doce. Que tal? Para fechar, o
Zuza apresentará um atum selado em crosta de amêndoas e pupunha salteado. Para todos os gostos, eu avisei.
DEGUSTAÇÕES
Sex. e sáb. (1º, 02, 08 e 09), das 20h à meia noite
Locais: Orla Bardot, Rua das Pedras, Rua Manoel Turíbio de Farias, Espaço Domme, Porto da Barra e Praça dos Ossos.
INTERVENÇÕES CULTURAIS
Sáb. e dom. (02, 03, 09 e 10), das 13h às 19h
Local: Praça dos Ossos