Agendinha, Arte & Cultura, Destaque

Samba no MAM: Museu oferece oficinas inspiradas no ritmo para todas as idades

Por Antonia Leite Barbosa | Publicado em 6 de janeiro de 2021

No mês de janeiro, o Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, está com o samba no pé e a arte na mão. É que durante o mês de férias o museu vai promover uma programação híbrida com oficinas de criação e de conhecimento do mundo de um dos ritmos mais brasileiros da nossa cultura. Ao ar livre, sempre às sextas-feiras, vai ser possível cair no samba nas oficinas do projeto Saberes da Mangueira.

Sob curadoria do carnavalesco da verde e rosa Leandro Vieira, os participantes vão aprender a sambar com a rainha de bateria Evelyn Bastos, a tocar percussão e a gingar com a poesia dos casais de mestre-sala e porta-bandeira. As aulas estão disponíveis para pessoas acima de 16 anos.

Para a garotada, a criatividade continua com diversas outras propostas, entre elas as aulas sobre o processo de criação dos carros alegóricos, crítica artística e jogos de tabuleiros, que fazem parte do calendário das Oficinas de Férias e acontecem sempre às quintas-feiras.

+ Casa de Cultura Laura Alvim reabre com mostra de dupla contemporânea e mais exposições

Leandro Vieira assina curadoria das oficinas do projeto Saberes da Mangueira.

Quem se sentir mais confortável em aproveitar de casa, atividades virtuais para estimular a criatividade em família estão disponíveis gratuitamente no canal do MAM no Vimeo. A programação, que ainda conta com os espaços de interação Zona Aberta e uma Cinemateca ao ar livre, é indicada para crianças e adolescentes e as inscrições devem ser feitas pelo site oficial do museu.

Em fevereiro, a programação já tem convidados confirmados e vai contar com a presença da jornalista Flávia Oliveira em uma conversa sobre a estereotipação do corpo negro feminino no imaginário dos desfiles; e do historiador Luiz Antonio Simas, que virá acompanhado do mestre de bateria Wesley Assumpção e do músico Arifan para um bate-papo musical sobre "Alfabeto percussivo". O calendário ainda promove apresentações carnavalescas com o Ciclo de Performances da Mangueira e o Fazer Carnaval no Não-Carnaval. Mais informações sobre a programação do segundo mês do ano será divulgada em breve.

veja também

by mg studio