Destaque, Novas Bossas
Scuola, de Elia Schramm, mescla projeto social com novo espaço para encontros gastronômicos
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 11 de abril de 2023
Um sonho virou realidade. E oportunidade para muitos. A Scuola do chef Elia Schramm (Babbo) abre as portas oficialmente no dia 15 de maio, abraçando uma turma de pessoas em situação de vulnerabilidade social a fim de aprender sobre o mundo da gastronomia e da hospitalidade. São 10 aulas somando 40 horas no total, com os assuntos mais diversos, passando por fundamentos da cozinha, bar, salão e até administrativo e gestão de bares e restaurantes.
LEIA TAMBÉM:
- Descorchados 2023 acontece em abril no Rio
- Fasano Caffè: conheça o novo espaço do hotel
A seleção da primeira turma, comandada pela chef e consultora Danni Camilo, está acontecendo nas comunidades Tabajara e Dona Marta do Rio. Pré-requisitos? Ter mais de 18 anos e pouca ou nenhuma experiência. Elia ressalta que não é um curso profissionalizante, mas sim, a chance do início de uma carreira em um mercado carente de mão de obra qualificada. "Oportunidades dão velocidade, mas não garantem nada", ressalta. Mas a velocidade para o aprendizado e conhecimento já são um encurtador e tanto na carreira de todos dispostos a aprender e a crescer.
Em paralelo, durante a noite, a Scuola também vai ser um celeiro de encontros de chefs e aulas pagas. O arrecadado vai ser destinado para a manutenção do projeto social. A aula inaugural, com vagas esgotadas em 3 horas, é com o próprio Elia Schramm, no dia 17/4. No dia 18/4, o espaço abre as portas para Pedro Coronha, jovem revelação que comandou o Mäska. Nesta noite, Pedro ensinará o preparo de um menu autoral: Travesseiro de tapioca (entrada); peixe com vichyssoise de ervas (principal); e brûlée french toast (sobremesa).
O segundo andar da casa de Botafogo também será responsável pela retomada de Elia à frente da produção de buffet e catering para celebrações, resgatando mais uma paixão antiga de fazer grandes eventos, como fez na Copa do Mundo de 2014 e durante os Jogos Olímpicos de 2016, no catering do Olympic Club – na Vila Olímpica, Casa da Suíça e Casa do Canadá.