Tour no Centro do Rio: 5 programas para fazer em um dia - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

granado primeiro de março

Tour no Centro do Rio: 5 programas para fazer em um dia

O mês de setembro marcou a reabertura do Museu Histórico Nacional, que recebe a exposição “Granado 150 anos – A história da botica mais tradicional do Brasil”.  E a visita ao espaço nos inspirou não só a fazer uma visita à primeira loja da marca, a Granado da Primeiro de Março, como também a combinar com um tour pela região. Confira a ideia de passeio:

Granado da Primeiro de Março

Granado da Primeiro de Março aberta em 1870

Foi a primeira loja da marca no país, com mais de 150 anos. Aberto em 1870, o espaço ainda guarda parte do mobiliário e embalagens originais dos produtos da época. Só isso já vale a visita. Em 2021, a loja-conceito passou por uma revitalização e hoje mistura o moderno e o clássico, deixando o espaço com um charme único e que conta, também, um pouquinho da história do Rio. Rua Primeiro de Março, 16.

Centro Cultural Banco do Brasil

Cúpula do CCBB-RJ

Quase ao lado da loja, está o belo prédio com sua inconfundível cúpula de vidro que abriga o CCBB. Datado de 1880, já funcionou como sede da Associação Comercial do Rio, agência dos Correios até virar um museu em 1986. Além das salas de exposição, o CCBB RJ tem um cinema, um espaço de exibição de vídeos, três teatros,  um auditório e uma biblioteca. Esse mês, abriu a exposição “Brasilidade Pós-Modernismo”, que celebra a Semana 22 com obras de artistas como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Lucio Costa, Oscar Niemeyer e muitos outros. Gratuito, com agendamento online. Rua Primeiro de Março, 66.

Centro Cultural dos Correios

Fachada do Centro Cultural dos Correios

E por falar em Semana 22, foi neste ano, em meio ao marco da Arte Moderna, que o Centro Cultural Correios abriu suas portas. Atualmente abriga seis mostras, incluindo “Praças [IN]visíveis”, seleção fotográfica que registra as principais praças da Itália vazias durante a pandemia; e “Dell’Architettura”, uma investigação fotográfica sobre a influência italiana na paisagem carioca. O prédio de estilo eclético data do início do século passado e conta com três pavimentos, dez salas de exposição e um teatro. R. Visc. de Itaboraí, 20

Pira Olímpica

Pira Olímpica fica em frente à Candelária

Entre uma exposição e outra, vale garantir a selfie  com o marco dos Jogos 2016. R. Primeiro de Março, 76.

Candelária

Interior da Candelária

Em frente à pira olímpica, do outro lado da rua, está uma das mais famosas e belas igrejas do Brasil. Sua história remonta de uma capela nos anos 1600, mas foi em 1811, ainda com obras inacabadas, que o grandioso templo de estilo neoclássico que conhecemos hoje foi inaugurado. Pesquise antes o horário de visitação, pois nem sempre está aberta. Em dias de semana, costuma funcionar das 7h30 às 16h.

Bateu fome? Os arredores guardam opções para todos os gostos! Nossas dicas são o ótimo Lilia Café, no CCBB; o turístico e lindo Cais do Oriente; e a Hamburgueria da Alfândega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *