Comer & Beber, Destaque

Três Gordos comemora 5 anos com hambúrguer especial

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 15 de maio de 2025

A paixão por hambúrgueres smash veio para ficar. Depois do boom das hamburguerias artesanais, que no Rio teve o T.T. Burger como um dos pioneiros da nova leva, os sanduíches menores, com a carne achatada e tostadinha, caíram no gosto dos cariocas e passaram a ser encontradas em profusão. Cinco anos depois do lançamento da marca Três Gordos, braço do T.T. focado em smashes, o chef Thomas Troisgros e seu fiel escudeiro nas criações por trás da chapa, o sous chef Rafael Cavalieri, comemoram a consolidação da hamburgueria como um dos nomes de destaque no Rio. "Hoje em dia tenho um braço direito, o Rafael Cavalieri, e trocamos constantemente ideias para desenvolver os novos produtos. Ele busca referências, eu mando as minhas e batemos os martelos juntos", explica Thomas.

LEIA TAMBÉM:
- Oseille: saiba como é o ‘fun dining’ de Thomas Troisgros

Para celebrar o aniversário, a marca lançou um sanduíche comemorativo que leva dois discos de carne prensados de 80g, queijo meia cura derretido, tomate fresco, alface orgânica, picles de cebola roxa agridoce e o molho exclusivo T.T., servido em um pão pintado — uma releitura do clássico do grupo, o T.T. Burger, que fica em cartaz por tempo limitado.

Fotos: Alex Woloch

A ideia do Três Gordos surgiu como um desdobramento natural da experiência de Thomas com o T.T. Burger, lançado em 2013. “O T.T. já estava consolidado e havia a vontade de explorar um outro formato de hambúrguer, de entrar no universo dos smash burgers”, conta o chef. “Vi que era algo muito comum em Nova York, mas ainda pouco explorado no Rio.”

A pandemia, no entanto, mudou os planos de uma loja física exclusiva e antecipou o nascimento do Três Gordos como marca 100% online, aproveitando a estrutura do próprio T.T. “Com a diminuição brusca de movimento, a gente passou a ter parte da cozinha ociosa. E optamos então por lançar esse projeto como uma marca nova, mas operando junto.”

Com um nome que brinca com o sobrenome da família — a tradução literal de trois gros — e uma proposta mais descontraída, o sucesso foi imediato. A aposta em hambúrgueres ultra smash, com carnes de 45g prensadas até formar uma crosta crocante, se mostrou certeira. “Nossos produtos são fruto de pesquisa. Temos receitas exclusivas, como o nosso picles, que não se encontra em nenhuma outra hamburgueria. É uma receita criada e testada por nós. O mesmo acontece com o blend, com o molho… É um cuidado em excesso que uma casa com dois cozinheiros no comando precisa ter”, diz Thomas. O processo de criação de cada nova receita é fruto sempre de pesquisa e troca da dupla. "É muito legal a liberdade que o Thomas me dá para correr atrás de novas ideias", diz Rafael.

Nem todo mundo sabe, mas o Três Gordos, apesar de funcionar online, pode ser encontrado em qualquer loja física do grupo. “Pedir em casa é sempre bom, tem o conforto de não sair e tudo mais, mas comer um Três Gordos feito na hora, assim que sai da chapa, torna a experiência ainda mais memorável”, garante Rafael.

Enquanto celebra o sucesso da hamburgueria, Thomas também vive outro momento marcante da carreira: a conquista da estrela Michelin pelo Oseille, seu mais novo restaurante de cozinha autoral. Para ele, os dois universos se complementam. “No Oseille tenho uma cozinha que flutua na alta gastronomia. Ser reconhecido com uma estrela Michelin foi emocionante. Mas no T.T. também temos uma busca por excelência, por constância e por uma bela experiência. Seja em um hambúrguer ou num menu degustação estrelado, a comida precisa ser excelente, constante e marcante.”

Cinco anos depois de transformar uma ideia de cozinha ociosa num dos smash burgers mais queridos da cidade, o Três Gordos segue firme — e saboroso — com apetite para muito mais.

veja também

by mg studio