Bem-Estar
Tudo o que você precisa saber sobre os desfiles das escolas de samba na Sapucaí em 2024
Por Agenda Carioca | Publicado em 5 de fevereiro de 2024

Com enredos emocionantes, alegorias grandiosas e samba no pé, as escolas do Grupo Especial levam para a avenida histórias marcantes e muita criatividade em duas noites de pura magia. Quer ficar por dentro de como se preparar para assistir ao maios espetáculo da Terra? Confira a ordem dos desfiles e, os enredos do carnaval 2024:
LEIA TAMBÉM:
- Camarotes ainda têm ingressos para a Sapucaí; confira opções
Domingo, 11 de fevereiro de 2024:
Unidos do Porto da Pedra:
22h
Após 12 anos fora do Grupo Especial, a escola retorna em grande estilo com o enredo "Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular", uma homenagem à sabedoria popular do Nordeste, inspirada no lunário que chegou ao Brasil no século XVIII.
Beija-Flor de Nilópolis:
23h00 - 23h10
Com "Um Delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila", a agremiação mergulha na história e na influência africana do icônico folião alagoano Rás Gonguila, uma das figuras mais marcantes dos carnavais de Maceió.
Acadêmicos do Salgueiro:
00h00 - 00h20
Com o enredo "Hutukara", a escola exalta a cultura do povo Yanomami e fez um forte alerta sobre a preservação da Amazônia, chamando a atenção para o desmatamento e as mudanças climáticas.
Acadêmicos do Grande Rio:
01h00 - 01h30
Trazendo o enredo "Nosso Destino é Ser Onça", a escola aborda a força e o simbolismo da onça na cultura brasileira, destacando sua importância mística e espiritual, inspirado no livro "Meu destino é ser onça", de Alberto Mussa.
Unidos da Tijuca:
02h00 - 02h40
A agremiação levará à avenida o enredo "Conto de Fados", celebrando a riqueza da música portuguesa e suas influências na cultura popular.
Imperatriz Leopoldinense:
03h00 - 03h50
Encerrando a primeira noite de desfiles, a escola briga pelo bicampeonato com o enredo "Com a Sorte Virada pra Lua Segundo o Testamento da Cigana Esmeralda", uma história envolvente sobre a relação de uma cigana com o destino e a sorte e que traz um dos sambas mais cantados do ano.
Segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024:
Mocidade Independente de Padre Miguel:
22h
O samba fenômeno do ano abre alas para o enredo "Pede Caju que Dou... Pé de Caju que Dá!", exaltando a importância do caju e suas diversas utilidades na cultura brasileira.
Portela:
23h00 - 23h10
A Portela promete emocionar com um enredo inspirado no livro "Um Defeito de Cor", de Ana Maria Gonçalves, que narra a história de uma mulher africana escravizada e sua luta pela liberdade.
Unidos de Vila Isabel:
00h00 - 00h20
A escola mergulha nas tradições africanas com o enredo "Gbalá - Viagem ao Templo da Criação", apresentando mitologias que explicam a origem do mundo.
Estação Primeira de Mangueira:
01h00 - 01h30
Maisum desfile que promete emocionar a Avenida! Com o enredo "O Sonho que me Criou Tinha Som! Canto de Voz Negra, de Mulher, de São Luís do Maranhão", a verde e rosa celebra os 50 anos de carreira da cantora Alcione.
Paraíso do Tuiuti:
02h00 - 02h40
Com "Glória ao Almirante Negro", a escola destaca a trajetória de João Cândido, o marinheiro que liderou a Revolta da Chibata e se tornou um símbolo da resistência contra a opressão.
Unidos do Viradouro:
03h00 - 03h50
Encerrando os desfiles do Grupo Especial, a escola apresenta "Arroboboi, Dangbé", enredo que explorou o culto à divindade vodun-serpente no antigo reino de Daomé e a bravura das guerreiras Mino.