'Vassourinhas': nova mostra no Sesc Copacabana aborda o simbolismo do ato de varrer - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

vassourinhas esc

‘Vassourinhas’: nova mostra no Sesc Copacabana aborda o simbolismo do ato de varrer

Atrás da porta para espantar visita indesejada. Para varrer a sujeira para baixo do tapete. Para limpar de verdade. Ou para voar. Você já pensou em todo o simbolismo das vassouras? Assim é a exposição “Vassourinhas”, da artista plástica Monica Carvalho, que estreia nesta sexta (5) no Sesc Copacabana. A mostra trará uma coletânea de 22 anos de diferentes séries de vassouras, além de peças especialmente criadas para o projeto, dispostas e expostas dentro de um conceito de varredura.

As vassourinhas criadas por Monica, artista que sempre abordou temas relacionados à natureza, extrapolam a função de varrer e ganham um novo status. Na concepção da instalação, Bia Junqueira, diretora de arte e curadora da mostra, buscou realçar o movimento das vassourinhas, motivando o público a se mover por entre elas, destacando a relação do corpo com o varrer, provocando curiosidade para um novo olhar sobre o objeto utensílio, que passa a ganhar movimento.

A exposição também conta com uma série de narrativas sobre o universo das vassouras, acordando superstições, ritos e histórias cotidianas. Os visitantes também poderão conferir performances da artista K Sea Ya, uma por vídeo, que ficará em projeção durante todo o período da mostra, e outra presencial, que será apresentada no dia da abertura.

“Vassourinhas” fica em cartaz até o dia 4 de setembro e será finalizada com uma oficina ministrada por Monica. Nela, os participantes irão confeccionar sua própria vassourinha. As vagas são limitadas e a inscrição será feita no local da mostra.

A direção de arte e curadoria é de Bia Junqueira e a idealização e direção de produção é de Beto Bruno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *