Destaque, Sesc RJ
Reserva, Oficina Muda e mais: confira os vencedores do Prêmio Visão Consciente
Por Alessandra Carneiro | Publicado em 17 de dezembro de 2022
Aconteceu na sexta-feira, 16, a cerimônia do Prêmio Visão Consciente, que em sua 3ª edição premiou empresas que se destacaram com boas práticas ambientais, sustentáveis e de responsabilidade social. Na categoria Meio Ambiente as vencedoras foram Repense (pequeno porte), Condesports (médio porte), e Oficina Muda (grande porte). Na categoria Responsabilidade Social foram premiadas Equal (pequeno porte), Bramil (médio porte) e Reserva (grande porte). O Brownie do Luiz também recebeu uma menção honrosa da Sebrae Rio.
Vencedora na categoria Meio Ambiente, a Oficina Muda é uma loja multimarcas que aposta no upcycling para promover a economia circular e dar destino correto aos resíduos sólidos. A empresa reaproveita e repara peças de vestuário com pequenos defeitos, de marcas parceiras como Farm e Cantão, que iriam ser descartadas. O sucesso foi tanto que o projeto já ressignificou cerca 450 mil peças de vestuário. A Muda tem pontos físicos em Copacabana, Laranjeiras, Tijuca e Ipanema e um site com e-commerce.
As outras vencedoras na categoria Meio Ambiente são a Repense, que transforma resíduos em peças de joalherias, além de doar 5% das vendas para a compra de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade; e a Condesports, que através do programa Reciclar Social promove a coleta de resíduos sólidos e domésticos para seu descarte correto.
Desde 2016, cada peça vendida pela Reserva significa que cinco pratos de comida chegarão a pessoas em situação de insegurança alimentar. Com essa equação, a empresa faturou o grande prêmio na categoria Responsabilidade Social. A conta é assim: toda venda da empresa gera um repasse financeiro para ONGs, que atuam coletando alimentos onde sobra – como mercados, hortifrutis etc. – e distribuindo onde falta. Com isso, em cerca de 6 anos de projeto, 75 milhões de refeições já foram distribuídas, cerca de 500 mil pessoas impactadas pelo Brasil e mais de 400 instituições sociais beneficiadas.
Outra vencedora em Responsabilidade Social, a Equal cria roupas adaptadas, confortáveis e com aberturas estratégicas para pessoas com deficiência, sem deixar de lado design e sustentabilidade.
Já a rede de supermercados Bramil, de Três Rios, criou um projeto para recolocar no mercado mulheres desempregadas em razão da pandemia. A partir de cursos de Corte e Costura e Cabeleireiro, o projeto tem também o desafio de resgatar o amor-próprio, a fé na vida e a dignidade dessas mulheres.
Já a Menção Honrosa ao Brownie do Luiz surgiu a partir de uma parceria de longa data com o Sebrae Rio. Essa jornada inclui cursos, como participante e palestrante, busca por consultorias tecnológicas, ações de sustentabilidade e por aí vai. Mas foi durante a pandemia que ele pôde pôr à prova todo esse acumulado de conhecimento: pela primeira vez, o Brownie do Luiz corria o risco de fechar as portas e demitir funcionários. Só que surgiu uma luz no fim do túnel: novamente, com a ajuda do Sebrae Rio, foi feito um estudo para entender a viabilidade de financiamento e, por meio de uma linha de crédito, a empresa obteve os recursos, com juros baixos. Assim, na contramão das consequências da pandemia, houve a ampliação de suas lojas. Hoje, ele se dedica ao seu programa de Mentorias, o "Fora da Lata", ajudando empreendedores da mesma forma como foi ajudado.
As empresas vencedoras foram contempladas com uma viagem a maior feira de varejo do mundo, a National Retail Federation (NRF 2023), que acontece anualmente, em Nova York.
As inscrições para a 4ª edição do Prêmio Visão Consciente serão abertas em junho de 2023. Mais informações no site premiovisaoconsciente.com.br.